A Paróquia de Potengi, a 82 km de Crato, é dedicada a São José. Mas São Francisco é tido como copadroeiro. Segundo o pároco, Padre Sebastião Bandeira, ambos caíram no gosto do povo e são venerados com a mesma piedade.
Desde o dia 25 de setembro, olhando a imagem do copadroeiro, ornada de flores ao lado da mesa do altar, na Igreja Matriz, a comunidade reflete o tema: “São Francisco, fonte e instrumento de paz”. E nesta segunda-feira, dia 30, de modo especial, acolheu o bispo, Dom Gilberto Pastana, para a 6ª noite da novena preparatória. Como a Igreja celebrava a memória de São Jerônimo, responsável pela tradução da Bíblia, três crianças, vestidas de branco e segurando velas acesas, adentraram a Matriz, em procissão, erguendo o Lecionário.
Em sua homilia, Dom Gilberto, retomando o tema da festa, disse que São Francisco expressou, na sua vida, o dom da paz, que é de Deus. Foi capaz de dialogar com todos os povos, além de tratar bem a natureza, considerada “irmã”. Por esse motivo demonstrava, dentro de si, que havia recebido e estava vivenciando a paz. Essa paz – ressaltou – é manifestada na harmonia com os irmãos, no respeito, na acolhida. Francisco é instrumento da paz e santo da simplicidade. E todo cristão deve ser também. Para isso, precisa reconhecer a presença de Deus em sua vida, para não acumular a mania de grandeza, de superioridade”.
Como o Evangelho do dia mencionava às crianças, para as quais o Reino de Deus está reservado, (Cf. Lc 9, 46-50), ao fim da Missa, Dom Gilberto chamou aquelas presentes à assembleia, para receberam uma bênção especial.
Padre Bandeira aproveitou a ocasião e anunciou ao bispo e aos paroquianos que, próximo dia 11 de outubro, receberá da Câmara Municipal o título de “cidadão potengiense”. Os vereadores decidiram homenageá-lo considerando os anos de pastoreio dedicados ao município.
Programação
Desde o dia 25 de setembro, depois da novena, tem quermesse e caminhada com a imagem de São Francisco para os setores (visita às ruas e às famílias). Para o próximo dia 4 de outubro, a programação está assim definida:
10h – Batizados comunitários;
12h – Salva de fogos;
16h – Missa solene, presidida pelo Padre José Vicente Pinto, vigário-geral da Diocese de Crato.











