A Igreja de São Francisco de Assis, em Porteiras- CE, ainda está em fase de captação de recursos e acabamentos, mas nem por isso os fiéis deixaram de participar das homenagens feitas ao santo que renunciou a toda riqueza para desposar a “Senhora Pobreza”.
Na manhã deste domingo (04), o último dia da programação dos festejos alusivos foi encerrado com celebração de Missa Solene, presidida pelo pároco da cidade, padre José Sampaio. A cerimônia teve mais de uma hora e meia de duração e foi acompanhada por centenas de fiéis, muitos deles em pé, nas laterais e no corredor central da Igreja.
Apesar do sol forte, o clima entre os paroquianos era de celebração, muitas histórias de fé e pagamento de promessas pela intercessão do santo.

Durante a homilia, padre José Sampaio meditou sobre a vida de Francisco, orientando os fiéis sobre o desapego às coisas terrenas e o cultivo das virtudes que edificam a vida cristã. Ao pisar às glórias do mundo, disse o padre, São Francisco agarrou-se com Cristo, fazendo-se humilde na terra para ser grande no céu. “Página viva do Evangelho”, sua vida é lição para o mundo que ainda vive à sombra do paganismo, na ilusão das riquezas, no orgulho, na falta de perdão e no cultivo de caprichos e vaidades.
O padre encerrou a homilia conclamando os fiéis a serem os “Franciscos e Franciscas” a construir a casa de Deus, numa alusão à Igreja do bairro.
Os festejos continuaram ao final da tarde com a realização de procissão. Apesar de não ser o padroeiro da cidade, São Francisco é bastante querido pela população que, devotamente, participou das nove noites de celebrações.





