II Simpósio da Pastoral Universitária acontece em Juazeiro do Norte

Compartilhe:

Com o intuito de refletir sobre a conjuntura social e eclesial, à luz da fé e da razão, a Pastoral Universitária da Diocese de Crato realiza neste sábado, dia 28 de setembro, no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, o II Simpósio Universitário de Reflexão Católica que reúne padres, religiosos, diáconos e leigos. O bispo emérito, dom Fernando Panico, também está participando.

As discussões estão sendo feitas em torno do tema “Sociedade em crise, Igreja dividida”. “Começamos a mostrar, sem nenhuma maquiagem, que sim nós estamos com uma Igreja dividida, com problemas também de diálogos internos, mas que essa mesma Igreja tem urgência de dar respostas porque a sociedade está em crise e a sociedade, estando em crise, necessita, fundamentalmente, de vozes que apontem para a superação destas crises de tal modo que precisamos superar nossas micro diferenças, tendo em vista as macro questões da humanidade para que nós possamos guiar a sociedade. Só podemos guiar a sociedade se formos essa voz uníssona, com todas as diferenças, mas apontando para o elemento fundamental que é Jesus Cristo e a proposta do reino de Deus que é uma proposta de colocar tudo a serviço da vida, inclusive, como é o caso da Pastoral Universitária, o conhecimento”, explicou o coordenador diocesano da Pastoral Universitária, diácono Tiago Landim.

Para contribuir com as reflexões, foram convidados os professores/ doutores padre Manfredo Araújo de Oliveira e padre Francisco de Aquino Júnior.

A expectativa dos participantes é de que este II Simpósio possa abrir os horizontes para um diálogo plural e para a compreensão da crise de valores e identidade na qual a sociedade está inserida. A estudante do curso de direito da Universidade Regional do Cariri, Laise Almeida, por exemplo, disse acreditar que o encontro possa ampliar sua visão enquanto ser social. “Acredito que este evento vai nos ajudar a entender um pouco melhor dessa conjuntura e, a partir disso, planejar e fazer valer os valores cristãos, mas também os valores de reconhecimento de identidade, os valores de tolerância ao pluralismo e, mais do que isso, a mostrar a união do nosso povo brasileiro e também que nós devemos praticar sempre a caridade e a máxima que Jesus pregou de amar o nosso próximo, porque é isso que falta muito hoje em dia. As opiniões divergentes e políticas viraram uma guerra ideológica e isso não levanta ninguém, não lidera ninguém a um mundo melhor, a uma sociedade melhor, a uma comunidade melhor”, considerou.

O evento, que teve início pela manhã e deve se estender até a noite, conta em sua programação com uma palestra sobre os “Traços básicos de nossa situação histórica- conjuntura 2019”, o lançamento do livro “Teologia em Saída para as Periferias”, que acontecerá na Livraria Paulinas, e uma mesa redonda sobre a Conjuntura Eclesial a partir da Encíclica Alegria do Evangelho, do Papa Francisco.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts