No encerramento da festa de Nossa Senhora das Dores, em Jamacaru, Distrito de Missão Velha- CE, acontecido ontem, 27, centenas de fiéis renovaram sua devoção a Mãe de Jesus e da Igreja através de uma programação que contou com a celebração solene, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Crato, Pe. José Vicente Pinto, que enfatizou a obediência de Maria aos planos de Deus.
Na liturgia da Igreja o Dia de Nossa Senhora das Dores é celebrado em 15 de setembro, porém para a comunidade de católicos de Jamacaru a solenidade da padroeira da paróquia, criada há 58 anos, acontece no quarto domingo do mês de setembro, tendo como destaque em 2015 o aumento na participação dos fiéis, segundo o administrador paroquial, Pe. Idemário Muniz.

Fidelidade e obediência fizeram parte do caminho percorrido pela Virgem das Dores que, confiando em Deus, foi fiel até o fim. Com esta reflexão o Pe. José Vicente disse aos devotos: “Por que as dores se fizeram presentes na vida de Maria? Porque ela foi obediente”.
“Em todas as circunstâncias Maria se manteve fiel ao Pai. Benditas foram às dores de Maria, santas e santificantes foram elas. Se Maria tivesse renunciado sua participação nas dores de Cristo, o que seria da nossa salvação? Sendo ela fiel a Deus, de Deus alcançou a vitória. Maria, como outros santos, foi vitoriosa pela fidelidade”, concluiu o vigário geral.

Os fiéis confiantes na intercessão de Nossa Senhora participaram da festividade não só para pedir, mas também para agradecer as graças alcançadas, como é o caso de Antônio Delfino, de 67 anos, descendente de Índios da Tribo Kariris. “Eu já tinha feito radiografias várias vezes e acusava um problema muito sério. Era caso de cirurgia. Então fiz uma promessa a Nossa Senhora das Dores e quando voltei ao médico ‘tava’ tudo normal. Não senti mais nada. Então venho pagar a promessa”, falou emocionado o fiel.
No encerramento da tradicional festa da padroeira os fiéis puderam participar também da alvorada, salva de fogos, procissão festiva, alvorada e apresentações culturais com banda cabaçal.






