Neste domingo, 23º do Tempo Comum, duzentos e oitenta e cinco (285) jovens – e alguns adultos – foram crismados em duas celebrações na Igreja Matriz de São Pedro, em Caririaçu, pelo bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Na primeira celebração, iniciada às 16h, foram ungidos 120 jovens das comunidades rurais; já na segunda, às 19h30, cento e sessenta e cinco, residentes na sede paroquial.
De acordo com o pároco, Padre Alberto Neves, o método utilizado pelos catequistas (membros do Segue-me e da Pastoral Familiar) obedeceu ao rito de Iniciação à Vida Cristã, que propõe um itinerário “para formar discípulos missionários de Jesus Cristo”, ajustado aos atuais desafios da evangelização e alinhada ao Documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aprovado em 2017.
Para os jovens Rayelly Aguiar e Francisco Igor Silva, ambos com quinze anos, tanto a preparação quanto a unção com o óleo do Crisma, vão ajuda-los a ser pessoas melhores. Eles ainda não sabem em qual movimento ou pastoral querem atuar. Sabem, no entanto, que não são mais os mesmos. A primeira, considerou um “recomeço e uma nova vida”. O segundo, uma oportunidade de estar mais próximo de Deus e também de fazer amigos.
Acompanhar ou ser discípulo de Jesus
Na homilia das duas celebrações, Dom Gilberto refletiu, digerindo-se especialmente aos crismandos, que há uma sutil diferença entre “acompanhar” e ser “discípulo” de Jesus, conforme mostrou o Evangelho do dia (Cf. Lc 14,25-33). A multidão acompanhou Jesus, mas não se dispôs a ser Seu discípulo, a segui-Lo. E ser discípulo é, justamente, tomar a cruz e se desapegar afetivamente das pessoas e dos bens materiais.
Neste sentido, exortou os jovens de que “para conhecer os desígnios de Deus é preciso cultivar a sabedoria [um dos sete dons do Espírito Santo], conseguida por meio do sacramento da Crisma” e que “o sábio é aquele que vê a partir de Deus. “Então, crismandos, vocês hoje recebem o dom da sabedoria, para que o seu agir e o seu pensar sejam a partir de Deus. Deixem-se guiar por Ele”, concluiu.











