A noite do dia 21 de setembro foi de festa para os fiéis da Diocese de Picos, pois após um ano de preparação com várias comemorações, festejaram nesta data o jubileu pelos 40 anos de sua fundação. A solenidade realizada no pátio da Catedral Nossa Senhora dos Remédios, foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D`Aniello, e concelebrada pelo bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio Luz, bispos do Regional Nordeste IV, padres e, representando a Diocese de Crato, o Pe. José Adelino Martins Dantas, pároco da Paróquia São José do Limoeiro.
A Diocese de Crato fez parte da programação jubilar da Diocese de Picos. Em 23 de maio eles realizaram uma romaria a Juazeiro do Norte e mais de duas mil pessoas puderam vivenciar a mística romeira na terra do Pe. Cícero Romão Batista. Devido a grande ligação entre as Dioceses o bispo Dom Fernando Panico, que não pôde se fazer presente por estar pregando um Retiro a uma congregação religiosa, em Curitiba- PR, enviou uma mensagem, onde expressou que os laços entre as duas Dioceses vão muito além da boa vizinhança.

“O Vaticano impõe uma divisão territorial para delimitar a área de atuação e governo de um Bispo. Mas, no caso das Dioceses de Crato e Picos, há a geografia humana a irmaná-las. As populações de ambas da Diocese convivem harmoniosamente na busca da assistência recíproca”, afirma Dom Fernando na carta (clique aqui para ler a carta na íntegra).
O Núncio esteve dois dias na Diocese de Picos (20 e 21) onde visitou algumas comunidades, se reuniu com religiosos, leigos, padres e, no cuidado atencioso do pastor, disse que levará boas notícias sobre o povo piauiense ao Papa Francisco. “Depois de dois dias queria dizer muita coisa, mas teria que falar por horas… Quando eu voltar a Roma e encontrar o Santo Padre, direi todas as coisas boas que vi por aqui. Diante de um caminho curto, foi feito muita coisa nesta Diocese e não tem nada melhor do que celebrar um aniversário vendo os filhos ao redor do altar. Que estes 40 anos não seja um ponto de chegada, mas um ponto de partida”, afirmou.

Dom Plínio Luz, que está à frente da Diocese há 11 anos, demostrou gratidão por todos que se envolveram com as celebrações do ano jubilar e disse que seria difícil com palavras expressar o seu sentimento.
A Diocese de Picos é composta por 18 paróquias e três áreas pastorais. Neste dia, selando as celebrações do jubileu e reafirmando o compromisso com a continuidade da evangelização, três novos padres foram ordenados.





