Antes da ordenação presbiteral, diáconos transitórios passam por duas semanas de formação sobre a Cúria Diocesana

Compartilhe:

Há pouco mais de um mês para a ordenação presbiteral, os diáconos transitórios Árysson Magalhães, Antônio Marcus Dantas, Carlos Aguiar, Francisco José Bezerra, Jeferson dos Santos e Rafael Félix passaram por mais uma formação, agora conhecendo, in loco, o serviço administrativo e pastoral oferecido pela Cúria Diocesana de Crato.

Foram duas semanas onde, diariamente, era apresentado um setor. Os profissionais responsáveis mostraram de forma detalhada os serviços oferecidos e as demandas atendidas, tirando também as dúvidas que surgiam no decorrer do diálogo. “A intenção é realizar uma formação pré-ordenação, para deixá-los cientes do que é a Cúria, como podemos ajudá-los na missão pastoral e administrativa nas paróquias e a quem eles devem procurar nas diversas necessidades em que Cúria pode ajudá-los”, explicou Wandemburgo Santana, do economato.

A experiência foi vista como positiva pelos diáconos. O Marcus, por exemplo, afirmou que a partir do que foi apresentado pelos colaboradores, consegue ter uma visão mais ampla do que de fato é a Cúria. “No Seminário tivemos uma visão teórica. Hoje, já estando na paróquia há um ano e oito meses, estamos vivenciando uma prática daquilo que no Seminário vimos e vindo conhecer melhor os setores que formam a Cúria Diocesana nos ajuda a melhor colocar em prática aquilo que no Seminário vimos. Abre os horizontes da gente”, disse.

Agradecendo pela oportunidade de aprofundar o conhecimento, Rafael disse que esta formação deve refletir de forma direta no exercício do seu ministério. “Sabemos que nos dias de hoje é muito exigido do padre, tanto pastoralmente quanto administrativamente, então toda essa  riqueza de formação que nós tivemos vai nos ajudar a exercer, de modo mais eficaz, o nosso ministério, tanto no que diz respeito ao serviço pastoral, como administrativo, contábil, enfim todos os setores pelos quais nós passamos aqui na Cúria nos ajudam a entender como funciona esse corpo que é a Igreja”, afirmou.

A formação foi concluída nesta sexta- feira, dia 30 de agosto. A ordenação presbiteral está marcada para o dia 5 de outubro, às 8h, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts