“Com São Cristovão queremos testemunhar a alegria do Evangelho, para uma Igreja em Saída”

Compartilhe:

Durante a noite deste sábado, dia 27 de julho, fiéis católicos participaram da última noite de novena em honra ao padroeiro da Paróquia São Cristovão, localizada em Juazeiro do Norte, que este ano teve como tema: “Com São Cristovão queremos testemunhar a alegria do Evangelho, para uma Igreja em Saída”. A celebração foi presidida, na Igreja Matriz, por dom Gilberto Pastana que, neste data, celebrou os 34 anos de sua ordenação sacerdotal.

Na homilia, o bispo falou sobre a importância da oração dizendo que, mais que palavra, ela deve ser atitude. “Quando rezarem, mais do que rezar se coloquem na atitude de um filho que quer receber de um pai as orientações de como quer viver a vida para ele”, falou.

Dom Pastana também ressaltou a necessidade da consciência de que a vida terrena é passageira.  “Nós fomos criados para a vida eterna. Essa vida humana é passageira. Ninguém morada eternamente aqui, todos nós apenas passaremos por aqui. Agora, essa passagem, tem que ser como cidadãos do céu, como filhos e filhas de Deus. Que possamos pedir ao Senhor, através das nossas orações, a consciência do seu reino e da nossa passagem. Insistentemente peçamos ao Senhor a salvação, sobretudo, para toda a comunidade”, orientou.

Por motivo de saúde, o pároco, padre Leonardo Pinheiro de Brito, não esteve presente na celebração, mas o seu irmão, padre Luciano Pinheiro de Brito, deu a assistência espiritual necessária à comunidade durante a festividade, iniciada último dia 17. “Com a graça de Deus a gente vem celebrando esta festa há 7 anos, desde a criação da Paróquia. A cada ano vemos uma maior presença dos fiéis, que participam cada vez mais animados. Infelizmente nosso pároco, que participaria pela primeira vez deste momento conosco, pois ainda fará um ano de sua transferência para cá, não pode estar entre nós, devido problemas de saúde, mas o Conselho Paroquial, que já estava organizado, junto ao padre Luciano, conseguiu dar continuidade ao que havia sido planejado. Nesta reta final já conseguimos fazer uma avaliação positiva”, informou Francisco Alves, membro do Conselho de Pastoral Paroquial.

Para o encerramento, que acontece amanhã, dia 28, os devotos são convidados a estarem na Igreja Matriz, às 17h, para testemunharem publicamente sua fé na intercessão do santo padroeiro, através da procissão que passará por ruas do bairro aeroporto. Retornando à Matriz, será celebrada, às 19h, a Missa Solene.

Aniversário Sacerdotal

No início da celebração eucarística e ao término dela, o padre Luciano recordou os 34 anos de vida sacerdotal do bispo diocesano. Ao final, toda a comunidade cantou os parabéns e rezou uma Ave- Maria.

Dom Gilberto também foi convidado a, antes da bênção final, falar sobre sua vocação ao sacerdócio e, ao recordar como tudo começou, também lembrou do dia da ordenação. “Minha vocação nasceu ainda quando eu era criança. Quando criança eu já sentia o chamado de Deus em minha vida. Estava lembrando aqui que há 34 anos éramos ordenados eu e mais dois Franciscanos e, exatamente nesta hora, devia estar terminando a celebração que teve início às cinco da tarde”, disse emocionado.

O bispo ainda falou que, logo pela manhã, na primeira oração do dia, tentou recordar de todas as paróquias e comunidades onde exerceu os 34 anos de sacerdócio. “Agradeci a Deus, sobretudo, pelas pessoas com as quais eu convivi, pelas lideranças que foram formadas pela nossa ação evangelizadora e também pelos dois irmãos que foram formados juntos comigo”, disse.

Assim, dom Gilberto finalizou dizendo que este é um dia de ação de graças para agradecer a Deus pela vocação que não é dele, mas de Deus que o chama e ele deve responder até o dia em que o Pai o chamará para o seu reino.

 

Por: Jornalista Patrícia Silva- DRT 3815/CE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts