Depois de três semanas, seminaristas concluem “Missão de Férias”

Compartilhe:

Depois de três semanas, os vinte e quatro seminaristas da Diocese de Crato, que cursam Teologia, em Quixadá, concluíram mais uma “Missão de Férias”. Eles estavam divididos em duas paróquias: São Sebastião, em Nova Olinda, que acolheu dez seminaristas; e Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, que acolheu quatorze. Durante esse período, fizeram visitas às famílias, aos enfermos, celebraram a Palavra de Deus e ministraram formações sobre Liturgia e Círculo Bíblicos para os animadores das comunidades. A missão começou no dia 28 de junho e foi concluída no sábado, dia 20 de julho, em Farias Brito; e neste domingo, dia 21, em Nova Olinda.

A “Missão de Férias” é realizada anualmente, em paróquias distintas, e tem a intenção de fazer os candidatos ao sacerdócio experimentarem, mais de perto, a realidade do povo, segundo o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele presidiu a Eucaristia no sábado e no domingo em ação de graças ao bom êxito da missão. Concelebraram o reitor do Seminário São José, Padre Acurcio Barros, o diretor espiritual, Padre Antônio Romão, e os respectivos párocos de Farias Brito e Nova Olinda: Padre Francisco de Paulo Ferreira da Silva e Padre César Retrão.

<< Dom Gilberto, ladeado pelo Padre César Retrão, de Nova Olinda – à esquerda – Padre Acurcio Barros – à direita – e Padre Antônio Romão, com os seminaristas. Foto: Patrícia Mirelly >>

Os seminaristas demonstraram gratidão e alegria pelos dias vividos nas paróquias, assim como as próprias comunidades, reunidas nas duas Missas. Francisca Mendes da Silva, por exemplo, Missionária da Mãe Rainha em Nova Olinda, acolheu dois seminaristas em sua casa e também os acompanhou nas visitas às famílias. Os dias de convivências criaram laços maternos, segundo ela. “Foram dias de bênçãos e de aprendizados. A gente aprende a se doar mais no serviço missionário e até a ser mais mãe. Eu tenho oito filhos, aí o Espírito Santo mandou mais dois, ficando dez”, disse, sorrindo.

O seminarista Filipe Gonçalves, do 3º ano de Teologia, afirmou que a missão os enriqueceu e os ajudou a “reabastecer a vocação”, uma vez que a experiência com as famílias permite conhecer a realidade, as necessidades, os desafios e também as alegrias que elas carregam: “Toda missão é enriquecedora, porque é bom estar com o povo, que nos trata com muito amor e carinho, sabendo que não é por nós mesmos, mas por Deus e pela Igreja, porque somos como ‘embaixadores’ de Cristo”.

Para o Padre César Retrão, foi uma experiência boa, de partilha da Palavra e da experiência com Deus. Ele disse esperar que, principalmente, a experiência dos Círculos Bíblicos possa levar as pessoas a um “despertar maior e mais fecundo com a Igreja de Cristo e com o discipulado”.

A Missão de Férias acontece anualmente. A última ocorreu na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Abaiara. Concluído esse período, eles fazem um relatório, a partir das observações feitas durante as visitas, e o encaminha ao pároco. A intenção é ajuda-lo na edificação da paróquia, naquilo que ainda precisa ser fortificado, na evangelização e na pastoral.

<< Conclusão da Missão de Férias em Farias Brito. Fotos: Patrícia Silva >>
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts