Novo altar é abençoado no Sítio Taquari

Compartilhe:

Na noite de ontem, 6, o Bispo Dom Fernando Panico esteve na Comunidade do Sítio Taquari, em Juazeiro do Norte- CE, onde presidiu a celebração de bênção do novo altar da Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, que celebra de 28 de agosto a 8 de setembro, 80 anos de festa da padroeira.

A celebração foi acompanhada com atenção pelos fiéis. “Para mim foi uma bênção, nunca presenciei um momento tão sublime e especial como este”, disse a dona de casa,  Débora Anastácio.

A bênção do novo altar, tão esperada pelas 150 famílias que residem no Sítio Taquari, representa a comunhão dos fiéis com o próprio Cristo, explica Dom Fernando. “É uma alegria muito grande estar aqui mais uma vez, agora para celebrar a dedicação do altar, nestes 80 anos de festa. Este momento, que é uma graça de Deus, reforça em nós o compromisso que temos de nos colocarmos a serviço de Jesus, também dentro das dificuldades da vida”, disse.

No novo altar foi inserida uma relíquia de São Sigismundo Félix Felinski, que foi bispo de Varsóvia, em Cracóvia, Polônia, e superando graves tribulações ficou conhecido como “aquele que defende vitória”.

Momento da introdução da relíquia no novo altar. (Foto: Patrícia Silva)
Momento da introdução da relíquia no novo altar. (Foto: Patrícia Silva)

História

Em 80 anos de missão a comunidade já pertenceu a Paróquia de São Pedro em Caririaçu, por 25 anos, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Juazeiro do Norte, por 50 anos, e há 5 anos pertence a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Distrito Palmeirinha, no mesmo município.

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na comunidade do Sítio Taquari iniciou em 1900, mas a capela recebeu o reconhecimento diocesano em 9 de fevereiro de 1935. Devido seu longo tempo de história a comunidade recebeu a visita de todos os bispos da Diocese de Crato, exceto o primeiro bispo Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, conforme consta no Livro de Tombo da Paróquia de São Pedro.

Pastoreio de Dom Fernando

Sobre o cuidado pastoral de Dom Fernando com o rebanho de Deus presente nesta comunidade, um dos coordenadores, Carlos Freire, recorda a frase de Santo Agostinho que diz: Onde está o Bispo ai está a Igreja. “Desde quando Dom Fernando chegou à Diocese de Crato, sempre que pode está aqui conosco e a presença apostólica do bispo é sempre um momento de alegria”, falou.

O assistente social, José Cícero da Silva, afirma que Dom Fernando, como um bom pastor, sabe conduzir os seus fiéis para o caminho de Jesus. “Dom Fernando é um pastor que, sendo presente, de fato sabe guiar o seu rebanho para a vitória em Cristo Jesus”, disse.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts