Abrindo o mês de setembro e encerrando a festa da padroeira da Diocese de Crato, centenas de fiéis participaram na manhã de hoje, 1, da Solenidade de Nossa Senhora da Penha, que foi presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por vários padres da Diocese de Crato, na Sé Catedral, em Crato- CE.
A organização estima que aproximadamente 50 a 60 mil pessoas participem da programação festiva deste dia que, além da Solenidade, contará também com mais uma Santa Missa, Consagração a Nossa Senhora da Penha, Procissão e Bênção do Santíssimo.

Neste ano a festa de Nossa Senhora da Penha recordou os 270 anos da chegada da imagem da padroeira diocesana ao Crato, fato histórico que inspirou o novenário e reavivou a presença maternal de Maria na fé do povo católico do interior do Ceará.
Segundo Dom Fernando os louvores à padroeira reafirmam a intercessão de Maria pela Diocese centenária. “Maria continua apontando a caminhada desta Diocese para o seu rumo certo, que é Jesus: o caminho a verdade e a vida. Ao longo do caminho podem acontecer, como qualquer situação da vida, realidades de angústias e sofrimentos, mas a fé ilumina nossa caminhada e estes momentos são superados na certeza de que Deus é fiel e Maria está sempre ao nosso lado, como Mãe solícita para nos dizer: “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)”.

A Festa de Nossa Senhora da Penha, em todos os anos, conta com um grande número de participação dos fiéis, mas este ano superou toda a expectativa, segundo a organização. “Isso prova que a Igreja não é uma instituição humana, que pode ser manipulada por meios políticos ou outros, mas sim é a pedra angular, onde só Jesus é o Senhor”, explica Dom Fernando.
Dentro da dinâmica de evangelização, a edição 2015 da festividade trouxe novidades como o 1º Passeio Ciclístico Nossa Senhora da Penha e a 1ª Cavalgada Nossa Senhora da Penha. Momentos que já deixam os fiéis com saudades, como afirma a devota Eliane Tavares, que participou das comemorações em todos os dias. “Já sinto saudades. A festa foi muito boa, muita santa. Levarei para minha vida muitas coisas boas de tudo o que vivenciei aqui”.





