7º Domingo da Páscoa: Solenidade da Ascensão do Senhor

Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu.”(Lc.24,51)

Ao longo de sete semanas acompanhamos Jesus Cristo ressuscitado preparando seus discípulos para dar continuidade a sua missão após o seu retorno ao seio da Trindade. A Solenidade que hoje celebramos afirma que, na conclusão de uma vida vivida no amor e na doação, está a comunhão plena com Deus. Jesus Cristo nos deixou este testemunho e somos nós, seus discípulos missionários, que devemos continuar a realizar o plano libertador e salvador de Deus para toda a criação.

Na primeira leitura (At. 1,1-11), transcorridos 40 dias depoisda Ressurreição, o livro Atos dos Apóstolos, narra, em tom de despedida, os acontecimentos da missão salvífica do Senhor Jesus Cristo. A pergunta feita pelos discípulos (“Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel”? v.6) mostra uma comunidade ainda presa na idéia de messianismo puramente político. A resposta de Jesus almeja levá-los a compreensão que sua missão nunca foi restaurar o reino de Israel, mas instaurar/implantar o Reino de Deus; realidade salvífica não apenas para o povo de Israel, mas para todos os povos da terra. Ao mesmo tempo é anunciada a vinda do EspíritoSanto que fortalecerá os discípulos a fim de que eles realizem o testemunho evangelizador “até aos confins do mundo”. Aosdiscípulos que contemplam o céu enquanto o Senhor é elevado, surge o convite para a fugir do comodismo que leva a ficar à espera do retorno de Jesus Cristo. Pois sua missão é continuar o anúncio do Reino de Deus para toda a humanidade.

Na segunda leitura (Ef. 1,17-23), São Paulo, enquanto reafirma dados essenciais da fé cristã, realiza uma oração de ação de graças onde expressa a indissolúvel união entre Cristo e sua Igreja. Deste modo convida os discípulos a serem conscientes da esperança a que foram chamados na sua missão. Ao afirmar que Cristo é a “cabeça” da Igreja, São Paulo, revela que há entre os dois uma comunhão tantode vida como de destino. Cristo/cabeça é o eixo em torno do qual a Igreja /corpo cresce, se orienta e constrói o Reino de Deus. Ele é ainda a origem, o fim e a razão da existência deste corpo/Igreja. Os cristãos devem caminhar rumo ao Reino de mãos dadas como membros do mesmo corpo mantendo assim a comunhão com Cristo, que é a “cabeça” desse “corpo”. Cristo habita no seu “corpo” que é a Igreja; e é nela que Ele se torna hoje presente atualizando a salvação do mundo.

No Evangelho (Lc. 24,46-53), quarenta dias após a Ressurreição, Jesus realiza mais uma aparição aos discípulos, osexorta a vencer a desilusão, comodismo e o medo e envia-os em missão, como testemunhas da salvação de Deus. As palavras do Senhor revelam que a presença/anúncio desta salvação no mundo se faz presente através das ações dos discípulos de Jesus. Começando por Jerusalém e em seguida indo ao mundo inteiro, os discípulos deverão anunciar a conversão (mudança de mentalidade e de coração) e o perdão realizado na cruz. Todavia, antes de peregrinar pelo mundo, a comunidade deve permanecer unida tanto física como espiritualmente à espera do Paráclito/Espírito Santo que se tornará a vida da própria Igreja.

Esta solenidade é motivo de inenarrável alegria para nós! Cristo ascendendo ao céu leva consigo nossa humanidade! Pois, Aquele que hoje sentou-se à direita do Pai é o Filho eterno feito homem! Ele é um de nós! Verdadeiramente hoje, a nossa humanidade foi colocada acima dos Anjos! O Verbo divino, que foi reclinado no presépio, na cruz e no sepulcro, hoje, como homem, foi colocado acima dos anjos, à Direita do próprio Pai! Alegremo-nos e exultemos, pois onde já está o Cristo, nossa Cabeça, estaremos um dia todos nós, membros do seu Corpo! Eis a nossa mais profunda esperança: temos um Irmão nosso à Direita do Pai, intercedendo por nós!

Na certeza de que nosso caminho nos leva a anunciar o Evangelho para que todos possamos estar um dia onde Jesus Cristo já se encontra, permaneçamos atentos a nossa missão, a missão da Igreja. Perseveremos! Experimentemos, Anunciemos e Testemunhemos a presença do Senhor na sua Palavra, na sua Igreja, nos seus Sacramentos e na sua Comunidade reunida até o dia em que seremos plenamente unidos e reunidos com Santíssima Trindade em sua glória.

Padre Paulo Sérgio Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito