Santa Missa presidida por Dom Gilberto abre Romaria de Finados em Juazeiro do Norte

A Romaria de Finados é o maior do ciclo de romarias de Juazeiro do Norte. Começou oficialmente com celebração de Santa Missa, na Igreja Matriz de São Francisco das Chagas, na noite deste domingo, dia 29. O bispo Dom Gilberto Pastana presidiu a celebração, coadjuvado por padres da diocese de Crato e freis de Fortaleza e outras regiões do Estado.

“Que nesta Romaria, todos possamos fazer o encontro com o Senhor. Aqui, vamos recordar todos os nossos entes queridos, recordamos a vida do padre Cícero, o bem que ele fez a todos os seus devotos, o testemunho que ele manifestou e a cruz que carregou. Essa Romaria é também um convite a olharmos para nós mesmos e perceber se estamos caminhando para a vida eterna, apesar das dificuldades; ver se os mandamentos do Senhor estão sendo concretizados em nossa vida, se nos fazem crescer e nos aproximar dele, do Seu Reino”, exortou o pastor diocesano, durante a homilia.

Centralizada no tema “É Jubileu! É Romaria! Vamos todos a Casa de Maria”, a Romaria de Finados concentra o maior número de peregrinos vindos, sobretudo, da região Nordeste. Antes da missa, foi realizada procissão com bandeiras da Paraíba, Alagoas e outros estados, numa forma de homenagear o esforço dos fiéis.

As principais celebrações desta época concentram-se na Capela do Socorro e Santuário de São Francisco. Para o pároco do Santuário, Frei Raimundo Barbosa Filho, a romaria possui maior apelo junto aos fiéis por ter sido justamente um pedido do padre Cícero.

Até o dia 02, ocorrem celebrações eucarísticas, penitenciais, momentos de confissão, dentre outros. Cento e trinta e dois voluntários estão escalados durante estes dias, a fim de melhor orientar e servir os peregrinos.

Por: Jornalista Patrícia Mirelly