3º Domingo do Advento: A alegria de preparar e percorrer o caminho do senhor

Compartilhe:

REFLEXÃO PARA O 3º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

A ALEGRIA DE PREPARAR E PERCORRER O CAMINHO DO SENHOR

“Irmãos, alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.”

A força que move e conduz a vida da Igreja neste domingo é a Alegria. A cor rosa, que substitui o roxo, sinaliza o espírito de exultação que nos movimenta em direção à Belém. O profeta Sofonias nos convida a cantar e rejubilar de alegria, o salmo repete o convite para exultar em cantos igualmente alegres e São Paulo conclama a viver essa alegria na presença do Senhor. Esse convite insistente deve ser acompanhado de um desejo sincero de conversão que ao provocar uma verdadeira transformação na nossa vida nos liberta do nosso egoísmo e comodismo para contemplar a presença de Deus.

Na Primeira Leitura (Sf 3,14-18a) o profeta Sofonias “acorda” Jerusalém com uma vigorosa exclamação: “O rei de Israel é o Senhor, Ele está no meio de ti”. Esse grito profético sugere que no percorrer desse caminho de conversão o Senhor Deus que nos ama também nos acompanha. O seu amor transformador não apenas perdoa as nossas faltas, mas provoca a nossa renovação vital. Apesar da teimosia humana Deus não desiste de seu plano de Salvação. A força que move a necessária conversão é a Misericórdia divina. O que transforma ou renova o mundo não é o medo de castigo, a busca de ídolos que satisfaçam nossos mais vis desejos, mas o amor, o perdão e a comunhão com Deus. Assim, compreendemos o convite profético à alegria: Deus está no meio de nós, Ele insiste em caminhar conosco.

Diante da certeza da presença de Deus em nosso meio, São Paulo, na Segunda Leitura (Fl 4,4-7), indica as atitudes vitais que devem marcar a história de todos os que desejam acolher o Senhor: confiança, alegria, mansidão, bondade e oração (súplica e ação de graças). A comunidade cristã deve ser solidária aos necessitados e perseverante na oração; deve confiar no amor e na bondade divina e deve se deixar conduzir por essa bondade para viver a fraternidade que leva a sair de si mesmo e ir ao encontro de todos, especialmente daqueles que se encontram exilados nas periferias existenciais.

No Evangelho (Lc 3,10-18), continuando a reflexão anterior, acompanhamos a ação profética de João Batista. Ao enxergar a sobriedade e a simplicidade de sua vida, o povo desperta para uma necessária mudança vital. Acorrem a ele e suplicam: “E nós, o que devemos fazer?”. João indica que mais do que mera boa vontade é preciso atitudes concretas para uma transformação verdadeira: é preciso abandonar o egoísmo e aprender a partilhar; é preciso destruir os esquemas de exploração e de imoralidade e deixar a justiça acontecer; é preciso desistir de usar a violência e a prepotência como forças de destruição e humilhação, e respeitar a dignidade de todos. A atitude do povo e a resposta de João nos lembram da ação do Padre Cícero em relação ao clamor do povo nordestino. Assim como João Batista, o Padre Cícero indicou os caminhos para viver a fé de forma concreta. Esses conselhos foram transformados em um piedoso cântico que ainda hoje é repetido por aqueles que desejam viver a vontade de Deus: “Quem matou, não mate mais! Quem roubou, não roube mais! Romeiros de verdade vivem na fraternidade”.

Também nós, mediante ao advento do Natal e a realidade desumana que nos cerca, devemos nos perguntar: “O que devemos fazer?”. Viver a fé com seriedade, abrir espaço para Deus humanado em nossa vida e converter e abrir a dura porta de nosso coração para que Ele e todos nossos irmãos e irmãs possam entrar. Afinal, permanece essencial esse critério para acolher Jesus: um coração convertido. E uma conversão que se expresse na atitude de compaixão e misericórdia para com todos, sobretudo os mais necessitados.

Oh! Emanuel! Deus conosco que é a manifestação do amor do Pai! Vem porque continuamos precisando de Ti! Insistimos: Vem e renova o nosso coração!

Pe. Paulo Sérgio Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito

*Foto de capa: reprodução da Internet

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts