2º Domingo do Advento: chamados a ver a Salvação que vem de Deus

HOMILIA DO 2º DOMINGO DO ADVENTO – ANO C

CHAMADOS A VER A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas’. […] E todas pessoas verão a salvação de Deus.”

A Palavra de Deus proclamada neste domingo possui dois propósitos que estão unidos: apresentar o ministério de João Batista e também o de Jesus. Através da figura João Batista, último dos profetas e percussor do Messias, nos convida a refletir sobre a missão profética. Somos assim atingidos por um vigoroso grito em forma de apelo à conversão e à renovação da nossa espiritualidade. Convidados a “aplainar ou planear” as montanhas do orgulho e autossuficiência que impedem o coração humano de acolher e colher os frutos da salvação que vem de Deus. É preciso entender que ser profeta é uma missão feita a todos os batizados e pessoas de boa vontade, afinal se todos foram redimidos por Jesus Cristo, todos são igualmente chamados a dar testemunho da salvação/libertação que Ele realizou.

Na Primeira Leitura (Br 5,1-9), o profeta Baruc conduzido pelo Espírito de Deus, evidencia o convite à conversão renovando o coração e mentalidade. Ele indica ao povo de Israel que esse caminho de conversão deve ser vivido como um novo e verdadeiro êxodo que se percorrido sabiamente os fará passar da terra da escravidão do pecado para a terra da felicidade, liberdade e vida em plenitude. Assim também deve ser vivido este tempo do Advento. Durante essa peregrinação espiritual de quatro semanas, somos convidados a abandonar as algemas que nos impedem de acolher e de viver a proposta libertadora que Deus nos faz. Como uma família que se regozija pelo nascimento do seu filho, somos convidados a viver este tempo numa serena alegria, que é fruto da confiança em Deus, que apesar da nossa debilidade e fragilidade, está sempre nos apresentando sua proposta de salvação.

Na Segunda Leitura (Fl 1,4-6.8-11), São Paulo, com sentimento de ternura, recorda aos Filipenses que a verdadeira comunidade deve viver sua missão profética através do anúncio do Evangelho, mas também através de ações concretas na prática e no testemunho da Caridade manifestando sua solidariedade para com todos os necessitados. A solidariedade e a partilha são sinais de que a comunidade decididamente abraçou a fé em Jesus Cristo. Todavia, para que a comunidade possa permanecer pura e irrepreensível enquanto aguarda o dia do retorno do Senhor, deve acabar com as divisões e os conflitos que impedem o anúncio do Evangelho. Assim, ela dará testemunho do Senhor que vem.

O  Evangelho (Lc 3,1-6) apresenta-nos o profeta João Batista que exorta a humanidade a uma radical transformação que atinja tanto nossa forma de pensar e de agir, quanto os valores e as prioridades da vida. A missão de João é preparar a humanidade para viver um tempo de consolação, mas que exige também conversão. O batismo de penitência pregado e praticado por ele é sinal dessa necessária mudança do coração para que todos possam, livre e disponivelmente, acolher o tempo de salvação, que alcançou sua plenitude com presença de Jesus, o Messias enviado de Deus.

Os cristãos possuem uma missão semelhante à de João Batista, isto é, anunciar o Jesus Cristo e preparar a humanidade para acolher a sua Boa Nova do Reino de Deus. Pelo Espírito Santo que nos foi dado no Batismo e confirmado na Crisma fomos constituídos profetas anunciadores do Reino. Todavia, é preciso lembrar que temos como missão não apenas anunciar a necessidade de conversão, mas nós mesmos vivermos essa conversão transformadora deixando para trás toda forma de egoísmo, individualismo, dominação, injustiça e violência que tanto ferem a dignidade humana. Afinal, preparar o caminho de Deus significa, em última instância, redirecionar nossa vida para sua Graça de modo que seu amor e sua vontade se tornem o centro de nosso coração, tornando-se a prioridade essencial em nossa vida. Assim, toda a humanidade poderá ver a salvação que vem de Deus.

Pe. Paulo Sérgio Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Farias Brito