24º Domingo do Tempo Comum: Conhecer quem é Jesus e segui-lo em Sua Missão

REFLEXÃO PARA O 24º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO B

CONHECER QUEM É JESUS CRISTO E SEGUI-LO EM SUA MISSÃO

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”

Quem é Jesus Cristo? Qual a sua missão? Estamos dispostos a segui-lo mesmo sabendo das implicações e das consequências desse discipulado? A liturgia deste Domingo se move em torno do reconhecimento da identidade da Pessoa de Jesus e da sua missão, ao mesmo tempo em que nos exorta a aceitar que o caminho da salvação se percorre somente através da obediência aos planos de Deus, cujo ápice é a doação da vida aos irmãos.

Na Primeira Leitura (Is 50,5-9a) nos é apresentado um profeta desconhecido, que recebe a alcunha de “Servo do Senhor” e foi chamado por Deus para testemunhar a sua Palavra. Num ambiente contaminado pelo pecado, enquanto cumpre sua missão, o profeta enfrenta a perseguição, a tortura e a morte. Apesar dos perigos e perseguições, o “Servo” permanece inabalável na sua decisão de completar a missão que lhe foi confiada. De onde vem tamanha força, fé e confiança? Do Senhor Deus. Ele está consciente de que a sua vida e a sua missão não foram um fracasso. Afinal, sabe que quem confia no Senhor e procura viver de modo fiel à divina vontade, vencerá a perseguição e a morte. Ao longo dos séculos, os primeiros cristãos aprenderam a enxergar neste “servo do Senhor” o anúncio de Jesus e de sua missão.

Na Segunda Leitura (Tg 2,14-18) São Tiago lembra aos cristãos (discípulos e conhecedores da missão cristã) que o verdadeiro seguimento de Jesus não se realiza com belas palavras, mas com gestos concretos de amor, de serviço e de solidariedade para com os irmãos. Assim, compreendemos que, além de confessar a fé com palavras, é necessário traduzir esta fé em obras. Mais do que palavras afáveis, que seduzem e encantam os ouvidos é preciso assumir um compromisso com as pessoas mais necessitadas, atitude que cativa o coração.

No Evangelho (Mc 8,27-35) Marcos revela que Jesus é o Messias, salvador e libertador, enviado ao mundo por Deus Pai para anunciar a humanidade o caminho da salvação. Quem é Jesus, de fato? A multidão, por não vivenciar um encontro pessoal com Jesus, o confunde com vários profetas (João Batista, Jeremias, Elias etc.) Mas, aos discípulos, Ele pergunta: “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Pedro, inspirado por Deus, em nome dos discípulos, responde: “Tu és o Messias!”. No entanto, Apesar da revelação que recebe, Pedro não aceita o modo como a missão de Jesus será realizado. O Mestre, então, afirma que não aceitar sua missão é fazer parte daqueles que se opõem a Deus e infernizam a vida da humanidade.

Nas palavras que se seguem, os ouvintes compreendem que para permanecer como discípulos de Jesus é preciso renunciar a si mesmo, tomar a cruz e acompanhá-lo na decisão de se doar pelos irmãos até a morte, se for necessário. Ao cumprir plenamente o plano de Deus Pai, Jesus revela aos discípulos que o caminho da salvação não passa pelos triunfos e sucessos humanos – que muitas vezes são alcançados à custa de egoísmo, corrupção e violência –, mas pelo amor e pela doação da vida.

Jesus decididamente irá abraçar a cruz e com ela concluir sua missão. Nós, batizados, discípulos e missionários, precisamos entender que não existe meio termo ou rota alternativa. Quem quiser ser seu discípulo, tem de aceitar percorrer corajosamente o mesmo caminho. Compreendamos que ser cristão é bem mais do que ser batizado, ter casado na Igreja, organizar a festa do padroeiro etc. Ser cristão é, essencialmente, seguir Jesus e fazer d’Ele o centro de nossa vida. É renunciar a si mesmo e tomar a mesma cruz de Jesus.

Pe. Paulo Sérgio Silva

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Farias Brito-CE