O ministério da palavra da Diocese de Crato, está promovendo um curso de formação básica para catequistas da iniciação cristã e de adultos. O curso será realizado nas 5 regiões foraneas diocesana e teve como pioneira a forania IV, onde cerca de 200 catequistas se reuniram, ás 8h do dia 1º de maio, na Escola São Vicente Ferrer, em Lavras da Mangabeira, para estudarem o primeiro módulo que fala sobre a pastoral catequética e seus conteúdos.
O curso tem a duração de seis meses e os participantes recebem, em sua conclusão, um certificado de 96h/a. Ele traz como objetivo proporcionar aos catequistas uma formação, onde possam responder com autenticidade aos desafios da catequese para os novos tempos, conhecendo bem a proposta da igreja em seus documentos.
A formação acontece de forma paralela em duas turmas. Uma reúne os catequistas da pré-catequese, iniciação cristã, perseverança e crisma, e em outra ficam os que fazem parte da catequese com adultos (batismo, matrimônio…). Ambas formações duram o mesmo tempo, com 8h de aula presencial e mais 8h de atividades a distância. Podem participar somente aqueles que já estejam engajados na catequese de sua paróquia.

Esta ideia surgiu da carência existente na formação dos catequistas da diocese, disse a coordenadora diocesana do ministério da palavra, Francisca Silva Sampaio. Ela conta que hoje possuem 12 facilitadores para auxiliarem na reflexão dos temas e ainda, “Nós não estamos dando a receita pronta, estamos ensinando eles a fazerem”. Em Lavras estavam presentes como facilitadores, além da coordenadora, o Manoel Neto Sampaio e Elda Cristina Sampaio.
A coordenadora relata alguns desafios para realização do curso como a luta contra a evasão dos catequistas, a continuidade desta realização e também a persistência da equipe de formadores, ressaltando que são todos voluntários e a taxa que é cobrada (o valor vária de acordo com a realidade de cada forania) se destina a compra do material que é entregue a cada participante, como também a organização do espaço e alimentação.
O bispo Dom Fernando Panico, que se encontra na 52ª Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida- SP, “apoia este trabalho e apesar de não poder estar sempre presente, tem uma grande preocupação com a catequese de nossa diocese”, disse Francisca.
“A catequese é um processo continuo, permanente, orgânico e sistemático da educação da fé. Hoje existe uma sacramentalização, uma grande pressa em celebrar os sacramentos, e a catequese não é isso”, afirmou a coordenadora. Ela ainda diz acreditar que “ao conseguirmos passar por todas as foranias, em todos os módulos, nós cresceremos muito, pois teremos uma catequese que ajude os nossos catequizandos a se tornarem verdadeiros discípulos e missionários na sua comunidade. Isso faz com que o anúncio do evangelho chegue cada vez mais longe”.
O segundo módulo, na Forania IV, acontecerá dia 04 de junho e o será refletido a introdução as sagradas escrituras.





