A manhã do dia 18 de setembro nasceu de forma pesarosa para os fiéis da Diocese de Crato, pois por volta das 21h, no dia 17, o Pe. Luiz Sampaio do Rego, SDB, aos 76 anos, realizou sua passagem para a vida eterna. Os sinos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte- CE, onde ele doou onze anos de sua vida para a missão, soaram durante toda a manhã anunciando a partida de um dos maiores evangelizadores do Cariri, que deixou como uma de suas grandes contribuições a fundação da Rádio FM Pe. Cícero.
Pe. Luiz Sampaio foi pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, de 1995 a 2006, depois foi enviado em missão a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição- RN, onde era pároco, e logo mais transferido para a Paróquia de São João Bosco, no conjunto Gramoré, em Natal- RN, local em que exercia seu sacerdócio atualmente como vigário paroquial. Porém mesmo estando em outro estado o salesiano nunca esqueceu a terra de Pe. Cícero, e nas romarias sempre fazia questão de estar presente para ajudar aos padres e contribuir com a orientação espiritual do povo romeiro.
E foi exatamente neste cenário de romaria, a de Nossa Senhora das Dores, que o Pe. Luís Sampaio foi chamado por Deus para a vida eterna. Ele chegou a Juazeiro do Norte no ultimo dia 05 de setembro e nesta mesma data teve um ataque cardíaco, sendo encaminhado para o Hospital do Coração, em Barbalha, e mesmo conseguindo estabelecer um quadro estável, ontem, dia 17, teve um ataque fulminante que o levou ao óbito.

O corpo está sendo velado em Juazeiro do Norte, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde estão sendo celebradas missas no decorrer de todo o dia. Na primeira celebração, acontecida às 9h, Dom Fernando Panico, Bispos da Diocese de Crato, ressaltou a importância do padre Luiz para toda a Diocese definindo a sua pessoa como um sacerdote pastor. “O Pe. Luiz, que eu tive a graça de conversar com ele ainda no hospital, pois fui visita-lo assim que soube que ele estava internado, foi um sacerdote que buscou servir e amar a todos na pessoa dos mais simples e pobres, na pessoa dos jovens. Sua fisionomia expressava sempre a paz, estava sempre apto a nos encorajar. Estamos diante de um homem que nos evangeliza, até através deste caixão. O caixão se torna um microfone da rádio que ele fundou, a FM Pe. Cícero. Hoje celebramos a sua passagem para a vida eterna”, afirmou.
O bispo ainda destacou que a missão pastoral na Diocese de Crato teve grande influencia do Pe. Luiz que trouxe, por exemplo, a Pastoral do Dízimo para ser implantada na região, a começar pela paróquia em que ele era pároco. Lembrou que toda a mudança, para aprimoramento litúrgico, na parte interna e externa da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que é um dos grandes pontos de romaria, teve sua contribuição.
Muitos padres, religiosos e religiosas, leigos estão dando o último adeus ao Pe. Luiz Sampaio em Juazeiro do Norte. As próximas missas acontecerão às 12h, 17h e 19h.
Amanhã, dia 19, às 3h, acontecerá o cortejo fúnebre até sua cidade natal, Pau dos Ferros- RN, onde o corpo será velado até às 17h na Obra Social Dom Bosco, seguindo logo após para o enterro no cemitério da cidade.
O padre e a missão de comunicador

Pe. Luiz Sampaio do Rego nasceu no dia 10 de junho de 1938 na cidade de Pau dos Ferros- RN. Realizou seus primeiros votos no dia 31 de janeiro de 1963 e se consagrou como Irmão Salesiano no dia 13 de janeiro de 1969. Após obter uma vocação amadurecida ele recebeu a ordenação sacerdotal no dia 9 de junho de 1990.
Com uma missão voltada para os jovens, própria do carisma Salesiano de Dom Bosco, Pe. Luiz exerceu grande influência e credibilidade nos meios de comunicação social. Apostou na fundação da Rádio Comunitária Pe. Cícero, que após seis anos, recebeu a concessão de Rádio Educativa Salesiana Pe. Cícero, funcionado através da frequência 104.9 e fazendo parte da cadeia das grandes emissoras católicas do Brasil.
O Pe. Luiz Sampaio, falou ao coordenador de produção da FM Pe. Cícero, Cícero Roberto Silva, antes de falecer que não sabia que a rádio fosse tomar a dimensão comunicativa que ela possui hoje, mas sempre acreditou muito no potencial da emissora.
Para Jair Rodrigues, diretor da FM Pe. Cícero, que acompanhou a criação da rádio desde os primórdios junto ao Pe. Luiz, o maior legado do fundador foi sua luta permanente de educar e evangelizar através das ondas do rádio. “Nem conseguimos acreditar ainda no que está acontecendo, mas temos a certeza de que ele permanecerá sempre conosco, vivo em nosso meio” disse.





