Irmã Neli Sobreira: 90 anos de vida dedicada à Igreja e a Sociedade

Aconteceu hoje, 14, no Dispensário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte- CE, a celebração da Santa Missa em ação de graças pelos 90 anos da Irmã Neli Sobreira, pertencente a Congregação Missionárias de Jesus Crucificado. Dezenas de fiéis da comunidade participaram da celebração que foi presidida pelo pároco, Pe. José Adelino Martins Dantas.

“A Paróquia de São José tem uma profunda gratidão à Irmã NelI, pois ela foi a grande responsável pela sua criação. A permuta de um terreno onde hoje está localizada a Matriz de São José é parte de um sonho de muitos anos atrás como se estivesse antevendo aquilo que seria no futuro: a transformação da capela numa Paróquia. O trabalho foi acontecendo como uma construção em que é observada todas as etapas. Mulher de visão grande; veio para a periferia da Cidade, e a sua obra que ainda hoje está presente ajudou no desenvolvimento dessa parte da Cidade”, afirmou o Pe. Adelino.

História

Em 14 de agosto de 1925, nascia em Juazeiro do Norte CE, no Sítio Brejo Queimado (atual bairro Timbaúbas), a filha de João Alexandre Sobreira da Silveira e Cecília Gonçalves Sobreira, a nossa querida MARIA NELI SOBREIRA, mais conhecida por Irmã Neli.

Filha de pais pobres, a irmã Neli perdeu seu pai muito cedo e junto com os seis irmãos foram criados de maneira modesta por Dona Cecília, numa convivência onde a educação e o trabalham eram os direcionadores de suas vidas.

Desde cedo se dedicou aos estudos, foi aluna do curso primário do Grupo Escolar Padre Cícero, concluído em 1940, mais tarde, em 1944 concluiu o ginásio, seguido do pedagógico na Escola Normal Rural, concluindo em 1947.

A Irmã Neli aos 21 anos começou a lecionar no curso básico da Escola Técnica de Juazeiro, mais tarde, por conta de alguns projetos que desenvolvia e como prova de sua capacidade e polivalência, foi eleita Vereadora de Juazeiro do Norte para o triênio 1948 a 1950.

Criada dentro de uma vida religiosa católica, o seu destino estava traçado para o serviço ao próximo e a Deus. A sua missão começou a ter seus primeiros contornos com a Fundação das Missionárias de Jesus Crucificado em 01 de julho de 1948, quando a Irmã Neli expressou para a Madre Geral a vontade de ser religiosa, postulando-se a noviça em 10 de janeiro de 1949 e fazendo os votos perpétuos em 26 de fevereiro de 1956, consagrando-se definitivamente na Congregação.

Fiéis na celebração em Ação de Graças pelos 90 anos da Ir. Neli Sobreira. (Foto: Josefa Costa)

Sempre ativa no desenvolvimento de diversos trabalhos em prol da sociedade, a irmã sempre surpreende a todos por sua dedicação em tudo o que faz. Em um de seus escritos sobre a Irmã Neli, o Professor e Historiador Daniel Walker frisou que “o passar dos anos pode até minar as forças da religiosa, mas jamais o entusiasmo pelo que faz, uma vez que cuidar dos outros é uma prioridade, mesmo em detrimento de sua própria saúde.”

Quem no bairro Limoeiro não conhece a Irmã? Que muito contribuiu para o crescimento desta comunidade, se tornando grande, por muito esforço da religiosa, que continua sua missão até os dias atuais, cuidando dos seus irmãos. A Dona Guiomar Filgueiras amiga e companheira inseparável, falou do carinho que sente pela Irmã Neli: “Ela é pra mim e para a comunidade uma mãe, há uma palavra que ela não sabe pronunciar que é ‘não’, ela é nossa conselheira”.

Irmã Neli, consagrada para Amar e Servir

Amar e Servir são as palavras e ações que podem expressar de forma real a vida e missão desta grande mulher. Que nunca mediu e não mede até hoje em seus 60 anos de vida religiosa, esforços para ajudar o próximo. Portadora de um carisma que cativa a todos que a procuram não fazendo distinção de classe social, cor ou religião, Irmã Neli é incansável na missão, apesar de hoje ter limitações físicas por conta da saúde, mas sempre que possível participa das missas dominicais na Paróquia de São José e visita o Dispensário Nossa Senhora das Dores no qual assumiu o cargo de diretora por muitos anos. Ali em 1º de Julho de 1948, com 24 anos, sentiu o chamado para a vida religiosa, através da Fundação da primeira casa missionária em Juazeiro e que recebeu o nome de Dispensário Nossa Senhora das Dores.

A partir daquela data realizou seus primeiros votos em 15 de Setembro de 1951 e em 26 de Fevereiro de 1956 entrou definitivamente na congregação. Em 1972, a frente da Comunidade Religiosa do Dispensário, reuniu um pequeno grupo para refazerem no Sítio Limoeiro na Capelinha de Padre Climério a 1ª Novena em honra a São José, que hoje ela tem a alegria de ver como Paróquia e fruto de sua missão e empenho em anunciar a boa nova de Jesus Crucificado, juntamente com as irmãs da congregação e os amigos que fizera ao longo da caminhada.

O Diácono Fernando Cavalcante, ressalta que celebrando a vida missionária de Irmã Neli, “estamos diante de uma vida marcada pela entrega e doação, cuja raiz centra-se em Cristo Jesus, aquele a quem ela entregou sua vida”. Foi esta entrega que a levou à ousadia de pôr-se a serviço de crianças e famílias carentes. Por toda esta história de vida marcada pelo amor e serviço, nossa gratidão a Irmã Neli Sobreira.