Candidatos ao Propedêutico participam de Retiro de Espiritualidade

De 23 a 25 de novembro, 14 candidatos a ingressarem no Seminário Propedêutico, da diocese de Crato, participaram de um Retiro de Espiritualidade, na Abadia Nossa Senhora da Vitória, em Juazeiro do Norte.

Durante o processo de acompanhamento dos vocacionados são realizados cinco encontros, onde eles podem conhecer mais de perto a realidade do Seminário, a partir das cinco dimensões do processo formativo (Afetiva- Pastoral- Comunitária- Acadêmica- Espiritual). O retiro faz parte da dimensão espiritual e conclui a etapa de preparação para o ingresso no Seminário Propedêutico.

Pe. Cicero Luciano Lima. (Foto: Patrícia Silva)

“Depois deste retiro nós vamos fazer a avaliação da caminhada destes jovens e a partir do diálogo pessoal que tivemos com o pároco e das visitas que fizemos às famílias dos vocacionados, veremos aqueles que, de certa forma, já estão preparados para ingressar no Seminário Propedêutico próximo ano, para começar a formação em vista do sacerdócio”, explicou o reitor, padre Cícero Luciano Lima.

O tema do retiro foi “Vocação: chamado e resposta” e o assessor, o padre Damião Peixoto, pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus, de Altaneira. Durante os três dias os vocacionados puderam participar de momentos de meditação, deserto, silêncio, oração do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento. No encerramento eles escreveram uma carta direcionada ao bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, pedindo o ingresso no seminário, em 2019.

Formação Cristológica

Na tarde do sábado, dom Gilberto esteve no retiro e falou aos jovens sobre a importância do processo formativo na vida de cada um deles. A formação Cristológica, segundo o bispo, é o modelo a ser seguido.

“A formação deve ser sempre Cristológica, que significa dizer que o padre é aquele que vai configurar a pessoa de Cristo na sua vida. As vezes a gente pensa

Dom Gilberto com os padres, seminaristas e candidatos ao seminário. (Foto: Patrícia Silva)

‘vou ser padre para ter um carro, para ter uma casa’ então é melhor ir tirando essa ideias. Isso não faz parte da nossa missão. Se tem um carro, é para o serviço e não para o bem estar. Se tem uma casa, é para o serviço. Agora, se não tiver, tenho que estar a disposição. Se não tiver o carro tenho que estar a disposição para andar a pé, de ônibus, de moto o importante é estar disposto a seguir Jesus”, falou.

Dom Gilberto ainda explicou como é o tipo de sacerdote que a Igreja precisa. “Desde o Concilio Vaticano II temos procurado ser uma igreja mais fiel ao evangelho. Não queremos uma Igreja de principado, de roupas, de modas, de destaque, mas uma igreja de Jesus Cristo e a Igreja de Jesus Cristo é de pessoas humildes, simples que querem conformar a sua vida a vida de Jesus. Passou o tempo de títulos, passou o tempo de principado. A Igreja é mais do que isso, a Igreja é de seguidores de Jesus. Temos que ser simples, humildes, pobres com os pobres, disposto a servir, disposto a passar necessidade, se for o caso, e não querer ser tratado com reverência, com status, com títulos. Jesus, ao chamar os discípulos, foi muito claro, disse que se eles não deixassem tudo, se não se desapegassem dessa estrutura do mundo, dificilmente conseguiriam serem  discípulos dele”, disse.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/CE