Juazeiro do Norte- CE acolhe a romaria jubilar da Diocese de Picos- PI

No contexto do ano jubilar que está sendo vivenciado pela Diocese de Picos- PI por ocasião dos 40 anos de sua criação, aconteceu hoje, 23, em Juazeiro do Norte- CE, a I Romaria Diocesana ao Juazeiro do Pe. Cícero que contou com aproximadamente duas mil pessoas, entre padres, leigos e religiosos, acompanhados por Dom Plínio José Luz Silva, bispo da Diocese de Picos, e Dom Augusto Alves da Rocha, primeiro bispo da diocese.

No Horto os romeiros foram acolhidos pelo bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, padres da Basílica Nossa Senhora das Dores (Pe. Joaquim Claúdio de Freitas, pároco, Pe. Cícero José, Pe. Aureliano Gondim e Pe. Cícero Gomes, vigários), o pároco da Paróquia São José do Limoeiro, Pe. José Adelino Martins Dantas, Pe. José Venturelli e religiosas.

Dom Fernando falou sobre as romarias e a história do Pe. Cícero Romão Batista, dando ênfase ao trabalho de unidade da igreja. “Estamos muito felizes por acolher a Diocese de Picos, somos uma só igreja, um só povo que caminha, que segue uma meta e nossa meta é o Reino de Deus que se estabelece no meio de nós e do qual devemos ser sinais. Tenho laços de amizades sinceras e verdadeiras com esta diocese”, afirmou.

Bispos e padres na celebração de encerramento da I Romaria Diocesana a Juazeiro do Pe. Cícero, realizada na Basílica Nossa Senhora das Dores. (Foto: Patrícia Silva)

O ano jubilar diocesano teve inicio nos dia 21 de setembro de 2014 e a romaria, que é a mais próxima do Centro- Sul piauiense, foi um dos grandes destaques, superando as expectativas com relação a participação. “Ir ao povo diminuindo as distâncias e aproximando as pessoas, isso é o que temos feito desde Dom Augusto. Lá em nossa região tem muita imagem do Pe. Cícero, portanto tivemos esta iniciativa de fazer o que todo mundo faz, agora todos juntos. Esta mística do encontro que o Papa Francisco tem defendido tanto, viemos para nos encontrar com o povo cearense, o povo de Juazeiro, com romeiros de outras regiões, que também tem o mesmo sentimento de fé, que se encontram para rezar por aqueles que no passado deram seus testemunhos e que se alarga até hoje entre nós, através da experiência cristã. Ficamos felizes pela quantidade de fiéis e pelos padres que acompanharam este momento”, falou Dom Plínio.

O leigo Marcos André, que pela primeira vez participou de uma romaria em Juazeiro do Norte, frisou a importância da realização desta peregrinação para sua caminhada pastoral. “Nós escutamos falar bastante sobre a fervorosidade que tem o povo de Juazeiro do Norte e isto nos inspira em nossa vida de pastoral. É um momento especial para todos nós, principalmente porque somos personagens que darão continuidade a esta história daqui para frente”, disse.

A Diocese de Picos vem trabalhando o resgate histórico do inicio da missão diocesana, por isso a presença dos dois bispos se fez importante, sendo inspiração para o povo. “Juazeiro é um centro de irradiação da fé cristã vivida pelo Pe. Cícero. Nada melhor do que um encontro deste porte para que o povo se refaça na fé, se reencontre com o valor das comunidades. Fico feliz em estar aqui também hoje, neste dia, recordando o inicio de uma caminhada como diocese. São quarenta anos de caminhada que merece mais atenção ainda para disseminar a fé nos dias de hoje. É um novo tempo que precisa de uma nova criação de caminhada cristã”, falou Dom Augusto.

Da esquerda para direita: Dom Augusto Alves, Dom Plínio Luz e Dom Fernando Panico. (Foto: Patrícia Silva)

Na romaria além do Horto, visitado pela manhã, os peregrinos conheceram, a tarde, a Capela do Socorro, onde se encontra os restos mortais do Pe. Cícero, e participaram da missa de encerramento da I Romaria Diocesana ao Juazeiro do Pe. Cícero na Basílica Nossa Senhora das Dores.

Comunicação

Para fazer com que a experiência da romaria pudesse chegar a mais pessoas, a Diocese de Picos trouxe os meios de comunicação, com equipamentos de alta tecnologia, que viabilizam o acesso aos diversos que públicos que não puderam estar presente.

Dentre eles tiveram destaque as constantes atualizações nas redes sociais e a transmissão ao vivo pela a Rádio Cultura FM (http://player.radio.br/players/aacp/index.php?radio=http://67.205.76.171:9004) e a Web TV (http://aovivo.dp15.tv.br/).

Diocese

A Diocese de Picos foi criada aos 28 de outubro de 1974, pela bula “Neminem Latet”, do Papa Paulo VI, sendo desmembrada da Diocese de Oeiras. Dom Plínio é o segundo bispo. Atualmente ela conta com 18 Paróquias e uma Área Pastoral e o Ano Jubilar esta sendo vivenciado desde o dia 21 de setembro de 2014.