Missa Crismal: No prelúdio do Tríduo Pascal, clero diocesano renova suas promessas de fidelidade

Na manhã desta quinta-feira, 06 de abril, na Igreja Mãe da Diocese, a Catedral, – a Sé Catedral Nossa Senhora da Penha – reuniram-se o Bispo diocesano, os presbíteros, diáconos, religiosos e demais Povo de Deus na celebração da Missa Crismal. No prelúdio das celebrações do Tríduo Pascal, o presbitério diocesano de Crato, como sinal de comunhão fraterna, renova as primícias sacerdotais, professadas no dia de sua ordenação.

Essa Missa recorda aos padres a graça da unidade no único e mesmo sacerdócio de Cristo, que na Missa vespertina da Ceia do Senhor, será celebrado com a instituição da Eucaristia. “As vossas orações, e a entrega de cada um, são sinais visíveis da comunhão dessa mesma Igreja. Pois, somente a comunhão gera vida e vida plena”, exortou o bispo diocesano. “Recordaremos o entusiasmo do primeiro “sim”, pronunciado no dia da Ordenação presbiteral. Devemos repetir todos os dias, conscientes de termos sido convidados a servir, fazendo parte da vida e de tantos momentos e situações diversas, de sofrimento e de alegria, de esperança e desilusões”, disse.

Aos fiéis, Dom Magnus pediu orações pelos sacerdotes. “Querido povo de Deus, amem os vossos padres, rezem por mim e por eles, ajudem-nos na nobre e desafiadora missão de evangelizar, que nos incentivaram com suas palavras, com o seu testemunho e com o seu amor pelas vocações”.

Ordenado sacerdote há pouco mais de três meses, Padre Admo Sousa participa, pela primeira vez, renova os votos de fidelidade. Para o neossacerdote, além da alegria da comunhão, o rito reforça a responsabilidade da missão. “O próprio sentido da renovação das promessas sacerdotais, que nos dá um novo vigor, quando nós, um dia, prometemos ser fiéis ao Cristo Jesus ressuscitado e propagar o seu evangelho em todos os recantos da Terra, nós também prometemos essa alegria que é poder renovar este ‘sim’ que um dia nós demos para a Igreja. É um momento de grande alegria e de grande responsabilidade que nós, mais uma vez, somos chamados a confirmar a nossa configuração a Cristo Jesus”, disse.

Durante a liturgia, rodeado do presbitério e do seu povo, o bispo abençoa os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagra o Santo Crisma para uso nas diferentes comunidades da Diocese, na ministração dos sacramentos. Os Santos Óleos são fabricados a partir do óleo de oliveira. Ao óleo do Crisma é acrescentado um bálsamo da Terra Santa, um perfume do tempo de Jesus, chamado “nardo”.

Para saber mais:

A Missa Crismal (do Crisma, dos Santos Óleos ou da Unidade) é “a manifestação mais importante da Igreja local”, segundo o Cerimonial dos Bispos, porque “manifesta não somente a unidade, mas também a diversidade dos ministérios ao redor do bispo e da Sagrada Eucaristia”. Este mesmo cerimonial sublinha “a plena e ativa participação de todo o povo santo de Deus”, que deverá ser convocado “em maior número possível”.

Esta forma de Missa é geralmente rezada nas maiores solenidades do ano litúrgico, como a Quinta-feira Santa, mas também pode ser transferida para outras datas, como as celebrações do padroeiro da diocese ou mesmo no aniversário do Bispo.

Galeria de Fotos, clique aqui.

Por  Jornalista Mychelle Santos (Assessoria de Comunicação) /  Fotos: Pascom Diocesana