Fiéis da Paróquia São Vicente de Paulo concluem a festa do padroeiro

Os andores com as imagens dos treze padroeiros das capelas da Paróquia São Vicente de Paulo, em Barbalha, que adentraram a Igreja Matriz antes da celebração solene presidida por dom Gilberto Pastana, na noite dessa quarta- feira, dia 27 de setembro, anunciavam que aquele dia era de festa, era o dia do santo patrono que doou a vida pelos pobres.

Ordenado com apenas 19 anos, São Vicente de Paulo teve a vida marcada pelo serviço aos mais necessitados entendendo que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado, a quem devemos servir. É conhecido como o padroeiro das obras de caridade e fundador da Congregação da Missão (Vicentinos) e das Filhas da Caridade. Dentre tantas qualidades que norteiam sua passagem pela terra, dom Gilberto convidou os fiéis à pensarem em qual virtude deste santo os fiéis mais se identificam, afirmando que ela estará ligada com o propósito de vida de cada um. “Todos nós somos chamados a ser santos, por isso é bonito celebrar a festa do padroeiro, sobretudo, neste sentido de mudança de vida, de querermos imitá-los e ter os pobres como prediletos de Deus, não para que continuem sendo pobres, mas para que saiam dessa pobreza se tornando sujeito da vida e se engajando na igreja. Sendo fiéis discípulos do Senhor”, falou.

Concelebraram a missa, além do padre Leonardo, o padre Luciano Pinheiro, vigário forâneo, e o padre Cícero Alencar, pároco da Paróquia Santo Antônio, de Barbalha. (Foto: Patrícia Silva)

A indagação feita pelo bispo impulsionou os fiéis à reflexão. O jovem Talisson Matos, de 21 anos, da comunidade Brejinho, ao pensar por uns instantes, disse que a caridade é o que mais ele admira na vida do santo padroeiro, pois como liderança que exerce se apega a este modelo para exercer a caminhada cristã. Já para Fátima Silva Araújo, de 63 anos, da comunidade matriz, o amor pelo evangelho e a causa dos pobres a qual tanto o santo se dedicou é o que a inspira e o que ela leva de comprometimento para sua vida.

A festividade foi concluída com a procissão solene que percorreu algumas ruas no entorno da Matriz e, o destaque deste ano foi a maior participação dos fiéis, segundo o pároco, padre Leonardo Pinheiro de Brito.

Procissão com a imagem do padroeiro. (Foto: Patrícia Silva)

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3515/ CE)