Dom Fernando Panico embarca hoje para Aparecida- SP onde participará da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

O bispo da diocese de Crato, depois de vivenciar uma experiência forte de visita pastoral em Santana do Cariri, embarcou neste dia 28 de abril, para a cidade de Aparecida- SP, onde participará do dia 30 de abril a 09 de maio, juntamente com mais de 300 bispos de todo o Brasil, da 52ª Assembleia Geral dos Bispos. O tema central do encontro é “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia.”, mas também serão debatidos sete  temas prioritários e dez temas diversos.

Sobre as temáticas o presidente geral da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, disse em entrevista concedida ao portal CNBB: “Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Depois nós vamos também iniciar uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Teremos um tema a ser aprovado sobre a questão agrária, assim como um documento sobre a realidade nacional, referente à situação atual, num momento que estamos nos aproximando das eleições.”

De acordo com informação divulgada ainda pelo site da CNBB, “dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia.”

Na assembleia os bispos participarão de celebrações especiais, retiros, comunicações e reuniões. Todos os bispos são convocados para estarem presentes, de acordo com o regimento da CNBB.