Dom Fernando inicia visita pastoral em Santana do Cariri

Com o intuito de se tornar ainda mais presente na vida do seu povo, Dom Fernando Panico iniciou no dia 21 de abril, mais uma visita pastoral, agora, na Paróquia Senhora Sant’Ana, em Santana do Cariri. Esta visita se estenderá até o próximo sábado, dia 26. Através dela o bispo estará presente em distritos e sítios, participará de reuniões com pastorais, atenderá confissões, celebrará missas e o sacramento do Crisma.

Em sua palavra Dom Fernando se apresentou como o sucessor dos apóstolos, aquele que foi enviado por Jesus para levar sua mensagem salvadora e para confirmar os irmãos na fé. “Eu vim aqui para isto, para confirma-los na fé”, afirmou ele. No primeiro dia de visita o bispo foi até a comunidade Santo Antônio e a comunidade São João Batista, no distrito de Dom Leme. Falou e escutou as pessoas, foi até a casa de algumas famílias, levou palavras de conforto a enfermos, comeu entre os humildes e intensificou na população santanense a presença de Cristo.

Maria de Lourdes Soares, 47, agricultora, disse que “A visita do bispo incentiva todos a acreditar e valorizar a palavra de Deus. Através dela a comunidade sente que temos um pastor que cuida de nós. Eu tenho certeza que a partir de agora a comunidade vai crescer ainda mais”. E Maria Giselia da Silva, 50, aposentada, demostra sua felicidade em vivenciar este momento “o bispo representa Deus na terra e o fato dele entrar em minha casa, abençoando nossas famílias para mim é Jesus que está entrando. Eu aprendi com ele que nós devemos ser cada vez mais firmes na fé, nós enfrentamos muitas perseguições, mas a presença dele aqui, entre nós, nos fortalece”.

Na visita pastoral o bispo vai até as paróquias de sua região diocesana levando incentivo para a caminhada, conhecendo mais de perto o seu rebanho, suas dificuldades. Para o Pe. Paulo Lemos, pároco da matriz de Senhora Sant’Ana, esse momento é muito significativo, pois “Dom Fernando vem, neste ano jubilar, nos animar na caminhada e sua palavra é muito importante para que possamos cada vez mais continuar sendo igreja, povo de Deus a serviço do evangelho, testemunhando o reino de Deus em todos os lugares dessa paróquia. Então é um momento forte isso que estamos vivendo”.

No primeiro dia da visita, Dom Fernando ainda recebeu, do poder público municipal, a Comenda Pe. Cristiano Coelho, uma das maiores honrarias da região, e que foi destinada a diocese de Crato pelo excelente trabalho que ela vem realizando nestes quase 100 anos de existência.
Um dos momentos mais esperados, desta visita pastoral, será quando o bispo irá visitar a comunidade de Inhumas, local onde a serva de Deus Benigna Cardoso, nasceu, viveu e testemunhou a sua vida.