Você sabe o que é “Escola Vivencial”?

O Cursilho de Cristandade é um movimento da Igreja que a pretensão de “evangelizar os ambientes” onde as pessoas vivem, trabalham e frequentam, a partir da lição que o próprio Cristo deixou com Seu exemplo: ajudar o próximo a crescer na fé, por meio da conversão e da santidade de vida.

A Escola Vivencial é o encontro periódico dos cursilhistas. Em Crato, é promovida toda terça-feira no auditório Monsenhor Antônio Feitosa, nas dependências da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, das 19h às 20h30. Há uma programação pré-estabelecida para o ano todo, direcionada à comunidade cursilhista (adulta e juvenil), mas qualquer pessoa pode participar. A intenção é vivenciar integralmente o tripé “Oração – Estudo – Ação”, oferecendo subsídios que garantam o alinhamento do MCC à Doutrina e às Diretrizes da Igreja, como explica a vice-coordenadora Matilde Sales.

Nesta terça-feira (29), por exemplo, a Escola Vivencial recebeu o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana. Ele tratou da “Formação e Educação na Fé”, tomando como exemplo o encontro da Samaritana com Jesus, narrado no Evangelho de São João (Cf J 4, 5-42).

Segundo o bispo, esse exemplo ajuda a entender como a mudança nos tempos, também mudou a forma de transmitir a fé. “O mundo atual exige conversão pastoral e aprendizagem, no sentido de ‘pensar e construir’ juntos ‘um novo paradigma pastoral’. É uma exigência do nosso tempo e que nós temos que aprender”. Por isso – acrescentou -o diálogo entre Jesus e a samaritana ilustra a dinâmica relacional, face a face cordial, sem mais barreiras (os judeus não tinham boa relação com os samaritanos) que deve ser levada em conta na transmissão da fé. “É pelo testemunho e pelo convencimento que levamos os outros a Jesus”, completou.

A intenção da Escola Vivencial, portanto, é justamente esta: os assuntos da Igreja trazidos para reflexão e partilha da comunidade.

Confira os próximos temas:

Dia 5/02: “A vida por outros lados: mito e depressão”. A convidada é a psicóloga Ginna Peixoto;

Dia 19/02: “A vida em Cristo”;

Dia 12/03: “Fraternidade e Políticas Públicas” com o Padre José Ricardo;

Dia 05/04: “Seguindo os passos de Jesus, caminhemos para a Páscoa” com Dennyura Galvão;

Dia 7/05: “Legião de Maria”

Dia 21/05: “As aparições de Nossa Senhora” com Danilo Carvalho.

Para saber mais sobre o Cursilho, acesse: https://diocesedecrato.org/evangelizando-ambientes-cursilho-de-cristandade-celebra-45-anos-na-diocese-de-crato/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação