Viva a Mãe das Dores!

Uma celebração rica em significado festejou a Mãe de Deus, sob o título de Nossa Senhora das Dores, na manhã desta sexta- festa, dia 15 de setembro, na Basílica Santuário, em Juazeiro do Norte. A solenidade foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada por vários padres da diocese de Crato e de outras dioceses.

Logo no início, antes da proclamação do evangelho, foi cantada a sequência, onde os fiéis puderam expressar a alegria da celebração. O hino é uma particularidade de algumas solenidades e além da festa deste dia é entoado também na Páscoa, Pentecostes e Corpus Christi.

A Basílica Santuário ficou repleta de romeiros e devotos de Nossa Senhora das Dores. (Foto: Mychelle Santos)

“Hoje nós concluímos essa romaria e certamente os romeiros, e todos os que por aqui passaram, voltam para suas casas com mais experiência de Deus, com mais riqueza espiritual para enfrentar as dificuldades, superar os problemas de sua vida, de sua existência, de sua comunidade. Todos que por aqui passaram certamente fizeram essa experiência humana e espiritual, divina da palavra de Deus, da presença de Deus, do amor de Deus na vida das pessoas”, disse o bispo.

A festa de Nossa Senhora das Dores teve início no dia 26 de agosto, com a carreata de abertura, seguida da pré- festa nos setores e depois o quinzenário celebrativo. Foram ao todo vinte e um dias de festa. Apesar do peso da responsabilidade o padre Cícero José, pároco, disse se sentir feliz com o resultado. “Trazemos presente a emoção de todos que passaram por aqui esses dias. Podemos até estar cansados fisicamente, mas a expressão do nosso povo, a alegria do nosso povo em ver na casa da Mãe essa renovação espiritual e missionária é também a alegria do padre. Nossa alegria é estar com eles e com eles ser presença de Deus”, expressou.

Toda solenidade foi vivenciada com grande devoção. (Foto: Mychelle Santos)

Toda a estrutura da festa e romaria fez com que os romeiros se sentissem bem acolhidos, com a promessa de voltar novamente. “Achei muito bonito, muitas coisas boas. Este ano está ainda mais organizado. Com a graça de Deus e do meu ‘Padim Ciço’ voltarei no próximo ano”, disse a romeira de Ivonete dos Santos Silva, de Olho D’Água das Flores- AL.

Ao meio dia acontecerá a tradicional despedida dos romeiros.