Visita Pastoral: Dom Fernando Panico na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Juazeiro do Norte

O bispo da Diocese de Crato, Dom Fernando Panico, realizou visita pastoral na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, de 27 a 30 de maio. Na oportunidade foram visitadas comunidades rurais e urbanas, aconteceram reuniões com pastorais e movimentos da paróquia, com os padres salesianos e celebrações junto de todo o povo.

A visita pastoral é um momento muito forte na vida de uma comunidade paroquial, pois através dela é estreitado ainda mais os laços entre o pastor diocesano e o seu rebanho. Além das comunidades o bispo também visitou enfermos, abrigos e as residências de famílias, sobretudo as mais carentes, levando a autentica presença de Cristo. Nela também é discutida a caminhada da paróquia e de suas comunidades, visando um melhor caminho para a evangelização.

Dona Maria Vitorino Ferreira dos Santos, 72, da comunidade Nossa Senhora de Fátima, disse jamais imaginar a visita de um bispo em sua comunidade, para ela “hoje é dia de festa, estamos muito felizes e pedimos que ele volte sempre porque ele é o nosso pastor”. Maria das Dores Guilherme, 95, da comunidade São Domingos Sávio, disse que a presença do bispo faz com que todos tenham ânimo para continuar a caminhada.

Um dos coordenadores deste momento, Jesus Moura Vieira, 61, ministro da eucaristia, falou que a visita “foi um momento ímpar para a vida da paróquia, pois o bispo enfatizou bem o compromisso espiritual que nós temos enquanto cristãos e também o compromisso social, enquanto cidadãos”. Ele ainda disse que a visita é muito importante porque deixa o pastor diocesano mais próximo do seu povo, fortificados todos na caminhada de evangelização.

Para o bispo a visita pastoral é mais uma atividade missionária que ele realiza na diocese, onde pode levar a presença de Jesus aos que necessitam. Ele expressou felicidade em cada comunidade que visitava, acolhendo crianças, jovens e idosos que dele se aproximava. Em um dos momentos da visita Dom Fernando disse ao povo que “Jesus nos ama muito, nunca duvidemos do amor de Deus. Sei que temos muitas lutas diárias, mas que possamos oferecer a Deus os nossos sofrimentos, as nossas enfermidades para que tudo isso sirva para a remissão dos pecados da humanidade.”

Esta é a quinta visita pastoral realizada neste ano por Dom Fernando. No mês de fevereiro ele esteve na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Juazeiro do Norte, no mês de março foi até a Paróquia São Francisco de Assis, em Salitre, e ao Santuário da Divina Misericórdia, em Barro. E em abril ele esteve na Paróquia Senhora Santana, em Santana do Cariri.