Visita Pastoral a Campos Sales: “Momento especial para sentir os anseios do povo”

A manhã desta quinta-feira, 11, foi memorável para as comunidades rurais da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, na região forânea V. É que elas receberam a visita pastoral do bispo diocesano Dom Gilberto Pastana. A cidade, aliás, foi a primeira que o recepcionado quando de sua chegada às terras caririenses, antes de ser apresentado, oficialmente, ao povo diocesano, como bispo coadjutor, em quinze de julho de 2016.

Dom Pastana considera as visitas pastorais “o dia mais feliz” de sua vida. “Essa é a segunda vez que visito a cidade. A primeira, percorri as capelas da sede. E é importante essas visitas, porque a gente tem esse contato com as lideranças de cada comunidade e, assim, sentir um pouco como cada uma vive o seguimento de Jesus e quais são os anseios do povo”, disse ele.

Ao dirigir sua saudação às comunidades, o pastor diocesano procurava saber, em primeiro lugar, a realidade de cada uma, convidando-as a meditar precisamente sobre a ação evangelizadora, a perseverança nas celebrações, a meditação da Palavra de Deus e o engajamento pastoral.

No percurso dessa manhã de visitação estiveram inclusas onze capelas, quais sejam: Capela São Lazaro, sítio Jurema; Capela São Francisco, sítio Aroeira do Norte; Capela Santa Luzia, sítio Queimadas; Capela Sagrado Coração de Jesus, sítio Queimadas; Capela Nossa Senhora Aparecida, Assentamento Acro Vila Arizona; Capela São Miguel, Lagoa do Miguel; Capela Nossa Senhora Aparecida, sítio Alívio; Capela Madre Paulina, sítio Caboclo; Capela Nossa Senhora de Lourdes, distrito de Carmelópoles e Capela Nossa Senhora do Rosário, distrito Itaguá. E cada uma, a sua maneira, soube acolhê-lo com sinceras e amistosas palavras de boas-vindas.

Para a coordenadora da Capela dedicada a São Francisco, Rita Patrício, grande é alegria em poder recepcionar o pastor diocesano, pois a sua presença vem confirmar as palavras do Papa Francisco sobre ser “Igreja em saída”. Esse sentimento também é partilhado pelo pároco, Padre Wilton Leite. “É sempre uma alegria, uma satisfação ter ele aqui conosco”.

Por este sinal

A visita pastoral de Dom Gilberto também foi oportunidade para 147 jovens, incluindo alguns adultos, receberam o Sacramento da Crisma. A dupla circunstância o levou a refletir, durante a homilia: “O Espírito de Deus dinamiza e renova a vida, para que sejamos anunciadores da Palavra. E quem O recebe torna-se missionário. Daí a importância também desse dia para a comunidade. A partir de hoje, esse jovens são convidados ao engajamento e à evangelização de outros jovens. Que hoje seja, então, dia de contentamento. Que acolhendo esse Espírito, vocês usem no dia a dia, para crescer como filhos de Deus”.

A estudante Francisca Cryslenne de Lima Sousa, 14 Anos, disse que é com alegria que hoje vem confirmar o Sacramento do Batismo, por isso deseja que “os dons do Espírito Santo habitem em mim a cada dia”. Ana Karina Queiroz da Silva, mesma idade, concorda: “Hoje é um dia bem especial, dia em que vou receber o Sacramento da Crisma. Pra mim é bem importante, porque vou virar uma cristã e isso significa muito na minha vida”.

*Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação