Momento da renovação das promessas batismais. (Foto: Patrícia Silva)

Um novo cenáculo: “Vem, Espírito Santo!”

Sobre a nova evangelização, o papa Francisco diz que ela “deve começar sempre pela oração, pela súplica pelo fogo do Espírito Santo, como fizeram os apóstolos, no Cenáculo”. Assim, em constante oração, assumiram o compromisso de serem colaboradores na missão de anunciar o evangelho de Jesus Cristo, oitenta jovens da Paróquia São Gonçalo do Amarante, em Umari, que receberam o sacramento do crisma, ao final da tarde de hoje, dia 20, durante a celebração eucarística presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre José Luismar Rodrigues.

Os momentos de preparação, realizados durante um ano na catequese, já introduziam os crismandos à vida de oração. Nas comunidades, segundo o coordenador da catequese, Vandercleiton Gomes, além dos ensinamentos sobre a doutrina da Igreja, os jovens participavam da recitação do santo terço, do oficio divino das comunidades, do oficio de Nossa Senhora, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e também da hora da graça de São Gonçalo, esta na Igreja Matriz. “A oração favorece a espiritualidade. O cristão que está fora da espiritualidade da Igreja, não é um cristão. O cristão tem que estar engajado e praticar momentos de oração”, disse.

Alegria nos olhos da jovem crismada; (Foto: Patrícia Silva)

Foi isso o que compreendeu a jovem Luana Garcia. Ela disse que através de todo o ano de catequese o que a marcou foi o mês Mariano, onde os crismandos vivenciaram diversas práticas devocionais. “Depois que entrei na preparação do crisma me aproximei mais de Deus, indo a missa todos os domingos, por exemplo. Foi maravilhoso. Espero continuar na Igreja no que precisarem. Os ensinamentos sobre a oração levarei para o resto de minha vida, pois através dela converso com Deus e sei que Ele me escuta”, falou.

Instantes antes de urgir os jovens com o óleo do crisma, dom Pastana os motivou à realizarem um silêncio orante, interiorizando assim a importância da celebração. “Nós rezamos também com o corpo. O corpo demostra quando eu estou totalmente unido ao Senhor. A minha postura corporal diz se eu estou dando atenção a Deus ou não. Vejam as imagens dos santos. Olhem a posição das mãos, dos olhos, do rosto, tudo isso demonstra intimidade com Deus. Quando a gente une nossa mão direita com nossa mão esquerda é muito difícil não estarmos concentrados. Temos que ter postura diante de Deus. O corpo reza, por isso as vezes nos ajoelhamos, olhamos com o semblante de quem está pedindo a Deus misericórdia. Sintam o amor de Deus em sua vida. O espirito nos faz pessoas novas, é um novo nascimento. O Espirito Santo agia na vida de Jesus e vai agir na vida de vocês, se assim o permitirem”, explicou.

Padre Luismar entregando exemplares do “Eu creio” para os catequistas. (Foto: Patrícia Silva)

Em seguida o bispo ungiu os jovens com o óleo na fronte e deu continuidade a celebração.

Os jovens crismados neste dia faziam parte da sede, comunidade trapiá, comunidade baixio dos gaviões, comunidade logradouro, distrito de São Pio X, sitio Alves, sitio barreiras, sítio pedras emendadas, sitio pitombeiras e agrovila São José.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/ CE)