“Tu és Pedro!” Paroquianos e fiéis de São Pedro celebram a solenidade de seu padroeiro

O clima ameno e agradável, característico da cidade serrana, levou os fiéis a lotarem o interior e o patamar da matriz de São Pedro, em Caririaçu. Na manhã desta sexta-feira (29), o bispo diocesano presidiu a solenidade de São Pedro e São Paulo, no encerramento das festividades dedicadas ao “guardião” das chaves do céu. A missa foi concelebrada pelo padre Francisco Alberto, administrador paroquial, Monsenhor José Honor e o padre Almeida de Freitas, natural da cidade.

“Senhor, tu sabes tudo! Tu sabes que eu te amo. (Jo 21, 15)”. O trecho retirado do evangelho de João, que apresenta a resposta de Pedro à pergunta de Jesus, foi escolhido para conduzir as reflexões durante o novenário, de profunda reflexão e encontro não só dos paroquianos. Por ser a única paróquia da diocese dedicada a São Pedro, a matriz de Caririaçu recebeu devotos de toda a região diocesana.

Neste dia em que a igreja celebra a memória de dois grandes santos da igreja, São Pedro e São Paulo, o evangelho narra a conversa de Jesus com os seus discípulos, onde os questiona sobre quem o povo diz ser Jesus. “Os discípulos respondem aquilo que ouviram do povo, respostas incompletas que não dizem quem é, de fato, o filho do Homem. Vejam como ainda falta evangelização. O povo não procurava conhecer Jesus e aprender com Ele o caminho do Pai”. Em seguida Jesus, os questiona: “E vós quem dizeis que eu sou? (Mt 16, 15).

A resposta de Pedro tem haver com a sua relação com Jesus, ele responde, a partir da sua experiência, daquilo que estava vivenciando: “Tu és o messias!”. Se nós, também queremos crescer na fé, devemos responder ao Senhor quem ele é para nós. “Quem é Jesus para nós? – Essa resposta depende da nossa relação com Ele. Qual a importância que ele ocupa na minha vida? Verdadeiramente, ele é o primeiro lugar na minha vida?”, indagou. Pedro não diz isso da boca pra fora, mas por inspiração do Alto. Quando é Ele [o Senhor] que fala em nossa vida, através dos gestos e ações, é possível responder quem é Jesus. “Nós estamos aqui porque queremos agradecer e ao mesmo tempo nos inspirar no exemplo deste homem que é santo, e é santo porque soube obedecer ao Senhor”, concluiu.

Para o administrador, padre Alberto, este é um tempo de festa, um momento de grande participação da comunidade. “O povo de Caririaçu é fervoroso! A festa foi bem participada e as pessoas se envolveram muito na participação e na oração”. Ele, que está à frente da paróquia há dois anos, disse ter crescido bastante, durante esse período. “Foi um momento rico para mim!”, afirmou.

Texto/Fotos: Mychelle Santos (Estagiária)

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!