Caminhada até o Santuário Eucarístico. (Foto: Patrícia Silva)

Terço dos Homens realiza 1ª Romaria Diocesana

O movimento do Terço dos Homens da diocese de Crato realizou, neste primeiro domingo do Advento, dia 3 de dezembro, em Crato, a primeira romaria diocesana, reunindo mais de mil homens vindos das paróquias da região diocesana. Dentro da programação aconteceu a Missa na Catedral Nossa Senhora da Penha, às 9h, presidida por Dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo padre José Ricardo, diretor espiritual do movimento da Mãe Rainha, padre José Vicente, cura da catedral, padre José Adalto, vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Campos Sales, e o monsenhor Manuel Feitosa.

Antes da missa os particpantes recitaram o terço na Praça da Sé e cantaram, em uma só voz, a Consagração a Nossa Senhora, soltando em seguida um terço feito de balões, que subiu ao céu em homenagem a Virgem Maria, Mãe e Doce Advogada.

“Todos os anos nós nos encontramos, família de Schoenstatt do movimento da Mãe Rainha, para avaliar e planejar o ano. No encontro que tivemos em março tivemos essa ideia, essa iniciativa de convocar e organizar a 1º Romaria Diocesana do Terço dos Homens, sendo a forania um a escolhida para acolher essa primeira romaria, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, que é a mãe de todas as nossas paróquias da diocese. Estamos tendo uma programação muito bonita: às 7h aconteceu o café e a acolhida, às 8h30 tivemos a reza do santo terço, agora as 9h a missa presidida com dom Gilberto e às 10h30 vamos em caminhada ao Santuário Eucarístico para adoração e benção do Santíssimo Sacramento”, explicou o padre José Ricardo.

Ainda segundo o diretor espiritual, o tempo do Advento é o mais propício para celebrar este momento, pois nele contempla-se Maria, a mãe que gera o Filho de Deus e aguarda, também, a sua vinda. “Hoje, neste primeiro domingo do Advento, é um tempo em que a Virgem Maria é exaltada, a filha de Sião. Estamos caminhando com Maria, que está gerando no seu ventre Jesus e comemoraremos o Natal do Senhor na companhia dela”, completou.

O bispo diocesano definiu essa romaria como um marco para a diocese. “Irmãos e irmãs, membros desse apostolado e espiritualidade mariana, este é um momento histórico para a diocese. Aqui, estão reunidas quase 60 paróquias, espalhadas por toda a diocese. Tenho certeza que vocês estão se enriquecendo espiritualmente durante esse momento e voltarão para casa com muita coisa para contar”, disse.

Vivenciar pela primeira vez uma romaria voltada ao terços dos homens é uma alegria imensa, como contou Naldo Martins, coordenador do terço dos homens da paróquia Coração de Jesus, em Crato. “Esse evento é uma novidade na região do Cariri. É a primeira romaria que aconteceu aqui e é um prazer para nós, aqui do Crato, sediá-lo, é um privilégio. O encontro foi muito bem organizado pela coordenação”, disse ele.

Para André Campos, da paróquia Nossa Senhora da Penha, em Campos Sales, participar do terço dos homens é poder estar em paz consigo. Ele se sente tão bem que incentiva outros homens, jovens e adultos à participarem. “Recebi o convite para participar do terço de um amigo durante uma missa e, desde a primeira vez que fui ao encontro, me senti bem. A semana que eu não vou ao terço dos homens é como se faltasse uma parte de mim. Quando eu vou me sinto realizado, completo. Depois que comecei a frequentar o terço eu comecei a sentir uma paz com Deus e comigo”, contou.

Ao final da celebração foi anunciada a data e o local da 2º Romaria Diocesana do Terço dos Homens: dia 2 de dezembro de 2018, na paróquia São José, em Missão Velha, região pertencente à forania 3.

Por: Colaboradora Mychelle Santos e Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)