Superiora-geral das Filhas de Santa Teresa participa de Assembleia Internacional, em Roma

Madre Vera Lúcia Alves de Andrade, Superiora-Geral das Filhas de Santa Teresa de Jesus, Congregação Religiosa fundada pelo primeiro bispo, Dom Quintino Rodrigues, representou a Diocese de Crato na XXI Assembléia Plenária da União Internacional dos Superiores Gerais (UISG), ocorrida em Roma, na Itália, entre os dias seis e dez de maio.

O evento reuniu mais de 800 participantes, de 80 nacionalidades. O tema discutido foi: “Semeadores de esperança profética”. As reflexões também abordaram outros assuntos, como a visão futura da vida religiosa e o diálogo interreligioso. No último dia da assembleia, elas se encontraram com o Papa Francisco, na Sala Magna Paulo VI.

Madre Vera Lúcia com o Cardeal João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Foto: Reprodução

Segundo Madre Vera Lúcia, o Papa estava muito à vontade, cumprimentando a todas. Deixou o discurso oficial à parte e disse que estava ali para ouvir as perguntas das religiosas, as quais respondeu com simplicidade e sabedoria, agradecendo pelo lindo serviço que as freiras dedicam aos pobres e encorajando-as a continuarem sendo as semeadoras da profecia do Reino com ternura, amor e fé.

“Um evento grandioso, profético, que nos ajudou a rezar e a trazer a Palavra de Deus como a inspiração motivadora da nossa missão ao redor do mundo, junto aos mais pobres e vulneráveis. Sentimo-nos tocadas por muitas irmãs que compartilharam experiências simples, de semeadoras do Evangelho, da paz e da justiça, no cotidiano das comunidades. Como também aquelas [irmãs] que trouxeram realidades de países, onde estão presentes, situações extremas de abandono das crianças, de guerras, de conflitos armados, matança de jovens e descaso total das autoridades, e o que mais podemos fazer, como vida religiosa consagrada, para mudar essa situação”, compartilhou Madre Verá Lúcia.

Ouça o depoimento na íntegra:

A UISG (União Internacional de Superiores Gerais) é uma organização mundial de Superiores Gerais de Congregações religiosas, canonicamente aprovadas. Na assembleia plenária, as Superioras Gerais compartilham experiências, trocam informações e se acompanham mutuamente na execução de seus serviços.

Para saber mais sobre a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus:

Fundada pelo primeiro Bispo da Diocese de Crato, Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva, em 04 de março de 1923, a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus está presente em 21 comunidades, divididas nas regiões de Fortaleza e Tauá, Cariri (nas cidades de Caririaçu, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte), Paraíba (Sousa), Piauí (Campo Maior, Piracuruca e Foriano), além de São Paulo (Ribeirão Preto e Sertãozinho). A Espiritualidade da Congregação é “Cristocêntrica Teresiana”, isto é, Jesus Cristo enquanto centro da história do mundo à luz dos ensinamentos de Santa Teresa. O carisma [relacionado à graça ou dom divino] está voltado para o atendimento da juventude ou moças desprovidas de instrução. Os trabalhos das Irmãs são desempenhados em escolas, comunidades, obras sociais e outros segmentos missionários.

Por: Patrícia Mirelly com informações do site: