Solenidade da Epifania do Senhor: E se um dos Reis fosse eu?

Compartilhe:

Hoje a Igreja celebra a Festa da Epifania do Senhor, isto é, a Festa da Manifestação do Senhor Jesus Cristo.
Somos também impelidos à contemplarmos, além do Menino Jesus, da Virgem Santíssima e do Castíssimo São José, os três reis que vindos do oriente trouxeram ao Menino presentes que, carregados de simbolismos, são estranhos. O ouro representando a realeza; mas ali se via apenas uma Criança. Incenso representando a divindade; mas o Menino nasceu num estábulo. E a mirra, uma essência aromática usada para embalsamar os corpos após a morte; mas ali estava uma Criança viva e sadia. Uma Criança que ao nascer teve até anjos cantando e que uma estrela guiou os pastores até o lugar eu que ela nascera.

O fato é que os Santos Reis enxergaram além… Ofereceram o que tinha de melhor, ofereceram os seus tesouros. Sabiam que o Menino era o Filho do Homem, que a obediência da Virgem restaurara o que a desobediência de Eva fizera perder, que da descendência de Davi viria o Salvador!

Mas e se eu fosse um dos Reis, o que ofereceria? Ouro, incenso e mirra já ofereceram. Minhas posses financeiras são escassas e não posso comprar nada de valor. O tesouro que trago, como diz São Paulo, está guardado em vasos de barro. Sou, aliás, feito de barro, moldado pelo Divino Oleiro.

Ofereço a minha vida e o meu desejo de ter um coração cada vez mais configurado ao Coração do Menino. Ofereço os meus joelhos postos no chão e o coração prostrado em adoração diante do Mistério tornado humano. Ofereço-me. É o que de melhor possuo. E possuo não por mérito, mas por misericórdia.

O Salvador de manifestou! À Ele muito mais do que as minhas posses. À Ele quem eu sou cheio do desejo de me tornar quem Ele quer que eu seja.

Que eu seja epifânico! Que por minhas atitudes todos reconheçam a manifestação do Senhor.

Por Hélder Marinho, Caruaru – PE

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts