Seminarista de Crato representa Regional NE 1 em Congresso Missionário no RS

O Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve representado no 3º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas por Cícero Cladson Pereira da Silva, da Diocese de Crato. Ele pertence à Paróquia São Pedro, em Caririaçu, e atualmente reside em Quixadá, onde cursa o 3º ano de Teologia. O Regional NE 1 é o conjunto das nove dioceses presentes no Ceará.

Ocorrido de 10 a 14 de julho, em Santo Antônio da Patrulha, no Rio Grande do Sul, o Congresso Missionário reuniu 235 seminaristas, diocesanos e religiosos, de 104 dioceses e prelazias dos 18 regionais do país. A intenção foi animá-los e aprimorar, por meio de conferências, visitas às famílias e celebrações, a formação missionária que eles recebem no Seminário.

“Senti-me em um profundo momento de comunhão com toda a Igreja de Cristo, dado que tivemos a possibilidade de compartilhar experiências e conviver com os ‘chamados’ das mais diversas realidades e culturas do nosso imenso Brasil. Foi uma experiência que enriqueceu e foi enriquecida”, afirmou Cladson.

Segundo o seminarista, o evento motivou – e suscitou – o desejo de ir além, tanto pela riqueza teórica das conferências, realizas por bispos, padres, religiosas e leigos, como pela possibilidade de ir ao encontro das famílias para a evangelização.

Seminarista Cladson à esquerda. Foto: Reprodução.

“Todos os seminaristas foram divididos em grupos e enviados às comunidades das paróquias de Santo Antônio da Patrulha [na cidade sede do evento], para a hospedagem durante todo o congresso. Nessas mesmas comunidades, realizamos o serviço missionário de visitar todas as famílias, rezando e anunciando o evangelho”, disse Cladson.

Ao fim do evento, os seminaristas redigiram uma “carta-compromisso”, na qual expressam “imensa alegria em congregar pessoas de tantas Igrejas particulares e congregações religiosas deste nosso imenso país, todas imbuídas pelo mesmo ardor missionário de animar e fortalecer nossa vocação”.

Para o seminarista de Crato, o Congresso despertou no coração dos demais participantes o sonho de ir mais além, sensibilizados pelo Cristo que chama sem delimitação geográfica ou cultural: “Retorno para o Cariri com muita bagagem a ser despachada, através dos nossos COMISE’s (Conselho Missionário dos Seminaristas), seja em nossa diocese, seja em todas as outras de nosso regional”.

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação