Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico

O Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico, nome este em homenagem ao Quinto Bispo da Diocese de Crato pelo seu frutuoso pastoreio, pretende desenvolver “uma preciosa obra educativa destinada a cuidar e fazer desabrochar os germes da vocação sacerdotal para que os seminaristas possam mais facilmente reconhecer e corresponder ao chamado que Deus os faz”.( Pastores Dabo Vobis, 63).

Sua proposta educativa favorece de modo processual a formação humana, cultural e espiritual que “prepare o propedeuta para seguir a Cristo com animo generoso e coração puro em vista do Seminário Maior”.( Optatam Totius,3)

O Seminário foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 2015, dentro das comemorações dos 70 anos do quinto Bispo de Crato, Dom Fernando Panico. A Obra é erguida em meio as árvores e tem como cenário a vegetação da Chapada do Araripe, possui uma área de 700 mil metros quadrados que foi doado a Diocese, em testamento, pelo Monsenhor Francisco de Holanda Montenegro .

O novo seminário dispõe de oito dormitórios, sala de estudos, biblioteca, atividade de informática e televisão, cozinha, refeitório, dispensa, lavanderia, área de lazer, além de uma capela dedicada a São João Paulo II, a primeira na Diocese a ter como patrono o Papa Polonês. Receberam homenagem também nas instalações do seminário propedêutico o Bispo Emérito Dom Newton Holanda Gurgel e os Monsenhores Francisco Montenegro (doador do terreno ) e Vitaliano Mattioli (padre da Diocese de Roma e Benfeitor da nossa Diocese)

Nos esforçamos para que o propedêutico, que tem a duração de um ano, seja tempo de preparação Humana, Cristã, Intelectual, Pastoral- Missionaria e Espiritual para os candidatos ao seminário Maior como consta nas Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja do Brasil, doc. 93 da CNBB, N.134.

Em 2016 o Seminário Propedêutico possui 11 seminaristas, sendo 10 da Diocese de Crato e 1 da Diocese de Salgueiro.

Seminaristas

DomSegTerQuaQuiSexSab