Santo Antônio, mensageiro da fé

A Paróquia de Santo Antônio, em Araripe, que vivencia a festa do padroeiro desde o dia 3 de junho, contou na noite desse sábado, dia 10, com a presença de dom Gilberto Pastana que presidiu a trezena e a Santa Missa.

Durante a homilia dom Pastana ressaltou os ensinamentos de Santo Antônio para a vida do cristão e elencou duas características que, segundo ele, são necessárias para a boa vivência deste tempo festivo: o encontro e a vivência da temática. “Quando na festa do padroeiro a gente não se encontra, é sinal de que não atingimos o objetivo. Como foi bom ver as pessoas se saudando. Outro ponto importante é celebrar a temática. Santo Antônio, mensageiro da fé é o tema que vocês estão celebrando neste ano. Mensageiro é aquele que é enviado para levar uma mensagem que não é dele, mas daquele que o envia. Por isso Santo Antônio traz para nós a mensagem de fé, a mensagem de Jesus Cristo”, disse.

Antes de iniciar a trezena os noitários entram com a imagem do padroeiro de cada comunidade. (Foto: Patrícia Silva)

E foi justamente com a intenção ajudar os fiéis a refletirem sobre a ação pastoral da Igreja, onde as pessoas possam se sentir mensageiros da fé como o padroeiro, que se deu a escolha do tema. “Esse anúncio pode ser feito na vivência da palavra, como membros de comunidade, catequistas… Procuramos desenvolver bem esse tema para que as pessoas possam ter mais maturidade da fé e assumir o compromisso verdadeiro com a comunidade paroquial”, explicou o pároco, padre Vileci Basilio Vidal.

Padre Vileci, que é também o coordenador diocesano de pastoral, foi nomeado pároco há dois meses, mas assumir a festa do padroeiro em pouco tempo para ele não foi problema, pois além de estar sendo muito bem acolhido também encontrou uma comunidade bem organizada. “Encontrei uma comunidade dinâmica, muito aberta e organizada para celebrar a festa do padroeiro. Encontrei muita espontaneidade nas pessoas”, disse o padre informando ainda que no período da festa acontece a Semana das Comunidades onde é realizado um estudo sobre o Plano Diocesano de Pastoral.

Após a celebração foi dada a bênção do Santíssimo Sacramento. (Foto: Patrícia Silva)

Hoje a Paróquia Santo Antônio, de Araripe, é formada por trinta comunidades, que são divididas em nove setores.