Santa Fé à Imaculada Virgem: Área Pastoral celebra festa da Padroeira

O povo católico de Santa Fé (distrito de Crato), com alegria e devoção, reúne-se, desde o último dia 28, na Matriz da Área Pastoral, em redor da imagem de Nossa Senhora da Conceição, para confiar à intercessão da Imaculada Virgem as grandes intenções de suas famílias e comunidade.

Unidos a ele, o bispo diocesano, Dom Gilberto Pastana, presidiu a Santa Missa, na noite desta segunda-feira, dia 04, por ocasião da Festa da Padroeira. O administrador, Padre Tarcísio de Sales, conduziu a novena, rezada antes da celebração eucarística.

Na sua homilia, o pastor convidou os fiéis à obediência e à fidelidade – virtudes apontadas pelo Evangelho do dia (Mt 8,5-11) e tão bem cultivadas por “Aquela que acreditou”. Também teceu comentários a respeito dos festejos preparatórios ao grande dia da padroeira, afirmando que estes devem ser de muito proveito, porque possibilitam “a integração das famílias e as diversas comunidades”, além de fazê-las crescer na “identidade de filhos de Deus”. E “tudo isso educa, sobretudo, as crianças e os jovens”.

Já na reflexão da leitura (Is 2,1-5), sublinhou que “é na Casa do Senhor que se aprende os Seus caminhos e os Seus preceitos. E se nós olharmos Maria – explicou Dom Gilberto – quantas vezes ela não foi ao templo, com José e Jesus, para aprender com o Senhor.

O bispo recordou que os festejos também nos ajudam nesse sentido, principalmente na mudança de vida. “Ajustar o nosso jeito ao jeito de Deus”, disse ele. “Ir à Casa do Senhor para aprender os Seus preceitos, olhando para aquilo que ainda não fazemos como é para ser feito”. E voltou a reforçar: “Vejam como o festejo é importante para que a gente seja fiel a Deus e obediente à Sua Palavra: Maria foi obediente: ‘Eis aqui a Serva do Senhor. Faça a Tua vontade’. Que esse festejo nos ajude a buscar esse exemplo de obediência e fidelidade, e que possamos sentir esse crescimento espiritual em nossa vida”.

Para Daniela Domingos dos Santos, da comunidade Cruzeiro, os festejos à padroeira devem suscitar “mais engajamento, também nos outros momentos, não apenas no período festivo”. “A festa é um momento muito bonito, de partilha, de oração, só que depois muitos se afastam, na Missa diária, por exemplo. Então, acho que nós devemos buscar esse engajamento”, considerou.

Cantando louvores à Imaculda

Em sintonia com o Ano do Laicato, o tema que motiva as celebrações, remete: “Cristão leigos e leigas, a exemplo de Maria Imaculada, féis e obedientes a Deus”.

A Área Pastora de Santa Fé fica a 19 km de Crato. A festa, que começou no último dia 28, segue até o dia 8, solenidade da Imaculada Conceição.

Reportagem e fotos: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação