Sacerdote para sempre: Dom Gilberto celebra aniversário de ordenação presbiteral

Neste mês de julho, o pastor diocesano de Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, comemora dois aniversários: o sacerdotal, no dia 27; e o natalício, no dia 29.

Nesta sexta-feira, Dom Pastana completou 33 anos de ordenação presbiteral. Em ação de graças, uma Missa foi rezada na Capela do Palácio Episcopal, em Crato, às 7:30, e contou com a participação dos funcionários e colaboradores da Cúria Diocesana. Concelebraram a Eucaristia o vigário-geral da Diocese de Crato, Padre José Vicente Pinto; o ecômoco, Padre Joquim Ivo; o diretor do departamento histórico, Padre Francisco Roserlândio, além dos Padre José Eliomar (Santa Fé) e Francisco das Chagas (Juazeiro do Norte).

Há dois anos pastoreando a Igreja de Crato, bispo diocesano ressaltou o sentido da vocação e manifestou profunda gratidão e alegria por celebrar seus 33 anos de padre. ” A vocação tem uma dimensão pessoal, que é fundante. E essa resposta do ‘sim’ tem que ser consonante com a Igreja, de tal modo que não basta apenas querer ser padre. A Igreja precisa, também, comprovar, nas nossas ações, se esse querer se concretiza. O grande mistério da nossa vocação é este: estar a serviço da Igreja. Nós não nos pertencemos mais, nós pertencemos à Igreja. Minha vida, durante os vinte anos de padre, foi sempre assim: eu sempre me coloquei à disposição da Igreja, ao serviço do povo de Deus. Nosso ministério só tem sentido se ele for um ministério de entrega. E o quanto o povo me ensinou – e me ensina! Nossa missão é, sem dúvida nenhuma, animar o povo de Deus, para que não de desvie do caminho, que encontre os sinais do Reino e os concretizem”, considerou durante a homilia.

Em seguida, o aniversariante deu a bênção final e após a Missa todos cantaram o “Parabéns” com o tradicional bolo de aniversário. As comemorações dos 33 anos de sacerdócio, na verdade, começaram bem cedo, às cinco da manhã, quando Dom Gilberto recebeu uma homenagem dos paroquianos de Nossa Senhora Aparecida (Juazeiro do Norte), que organizaram comitiva para celebrar data tão especial.

Fotos: Jornalista Patrícia Silva

Texto: Patrícia Mirelly

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!