Rostos, gestos e lugares: coletânea reflete Teologia do Papa Francisco

“O que anima o papa Francisco é uma preocupação de caráter essencialmente teológico e cristológico”, este conceito está no livro Rostos, gestos e lugares: A cristologia do Papa Francisco, do autor Lucio Casula e lançado no Brasil pela editora ‘Edições CNBB’.

Este trabalho é o volume 2 da coleção “A Teologia do Papa Francisco” que apresenta o poder inspirador das palavras e gestos de Francisco. Ao todo, a ‘Edições CNBB’ vai lançar 11 volumes discorrendo sobre a visão do papa acerca dos principais temas da teologia como por exemplo: antropologia, cristologia, eclesiologia, mariologia, ecumenismo, entre outros.

A obra traz a seguinte reflexão: “O que é, na verdade, a evangelização, senão o anúncio de Cristo? E qual é o motivo que o impulsiona a se empenhar para a reforma da Igreja, senão o desejo de ter uma Igreja mais adepta à mensagem e ao estilo de Jesus, para que possa cumprir a sua missão de modo mais crível e eficaz? Enriqueça-se com a reflexão do Papa Francisco acerca da Igreja que foi chamada a guardar o Evangelho de Cristo, em todo lugar, todo tempo”.

Já o volume 1 que tem como título: A teologia do papa Francisco– A fraqueza de deus pelo homem, também está disponível em português e traz um estudo mais pontual do ensinamento do papa e pode ser útil também para mostrar que é preciso se manter sempre crítico em relação a uma teologia que assuma com “fidelidade criativa” a tarefa de pensar criticamente aquela mesma fé, a fim de que continue a ser anunciada.

O livro lembra ainda que: “Quando, no nosso coração, encontra lugar o menor dos nossos irmãos, é o próprio Deus que aí encontra lugar; e, quando se deixa fora aquele irmão, é o próprio Deus que não é acolhido”, diz o papa.

Fonte: https://www.cnbb.org.br/edicoes-cnbb-oferece-coletania-que-reflete-a-teologia-do-papa-francisco/