Romeiros são convidados a levarem a luz de Cristo em seu peregrinar

Nas vésperas da festa da apresentação do Menino Jesus no templo, romeiros vindos de diversas partes do país, reuniram-se nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, no patamar da Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Basílica Santuário, em Juazeiro do Norte, para participarem da última noite do novenário dedicado a Nossa Senhora das Candeias.

A celebração eucarística foi presidida pelo bispo emérito da diocese de Floriano-PI, dom Augusto Alves da Rocha, e concelebrada pelo bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, pelo reitor da Basílica Santuário, padre Cícero José da Silva, os vigários paroquiais, padre Antônio Romão, padre Paulo Borges, padre Cícero Gomes, por padres diocesanos e sacerdotes romeiros de outras dioceses.

Em sua homilia, dom Augusto enfocou que o verdadeiro sentido de participar da Romaria de Cadeias, consiste em responder ao Pai o chamado a conversão. “A liturgia de hoje pode nos ajudar a entender o significado dessa festa, que não consiste apenas no acender de uma vela, de empunhá-la e mostrá-la ao mundo, mas sim adentrar no verdadeiro sentido que implica numa resposta e atitude de conversão, no caminhar pelas estradas da vida”, disse.

Após quatro dias de intensa expressão de fé, vivenciada pela nação romeira, a noite de hoje tornou-se um momento de preparação para o acolhimento do Menino Jesus, que se fez luz para o mundo.

Segundo dom Gilberto, o romeiro, assim como Simeão após acolher Jesus no templo, retorna para sua comunidade levando consigo o que viveu no seu peregrinar. “O romeiro, quando vem a Juazeiro do Norte, traz consigo a esperança cristã de, após se preparar, recebendo o Senhor como Simeão na porta do templo, levar a luz para apresentar em sua família, em sua comunidade. O romeiro vem buscar e leva o que ele busca”, afirmou.

Ao final da celebração, como aconteceu em todas as noites, padre Cícero José convidou todos para participarem do momento de Consagração a Nossa Senhora, sob o título de Nossa Senhora das Candeias.

Por: Jornalista Aline Salustiano