Romaria de Finados 2016

Com o tema “No caminho do romeiro, Juazeiro é a Porta da Misericórdia”, a grandiosa Romaria de Finados tem início no próximo sábado, 29 de outubro, e segue até o dia 2 de novembro, dia de finados, de acordo com o calendário litúrgico.

A maior romaria de Juazeiro do Norte atrai à “cidade santa” do Ceará cerca de 600 mil romeiros, vindos de diversas localidades da região Nordeste para manifestar a sua fé, rendendo homenagens a entes queridos falecidos e ao patriarca do município, Padre Cícero Romão Batista.

“Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado pelos devotos, está sepultado no altar-mor da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, restaurado recentemente em preparação para a romaria. Romeiros e juazeirenses visitam o túmulo de Padre Cícero Romão Batista deixando flores, fazendo orações e acendendo velas em intenção do sacerdote e de familiares e amigos que já se foram.

Além da tradicional visita ao túmulo de Padre Cícero, considerado o túmulo mais visitado em todo o Brasil, os romeiros visitam os demais lugares sagrados de Juazeiro, como a Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o Santuário de São Francisco e o Horto.

A Romaria de Finados, a exemplo das demais, é vivida como uma grande celebração. A equipe de padres e todos os funcionários da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores prepararam, com carinho, a acolhida de todos os romeiros que chegam a Juazeiro do Norte para, com fé, reviver a memória de Padre Cícero Romão Batista e entes queridos que alcançaram a vida eterna.

29 de outubro a 01 de novembro

4h30 – Ofício de Nossa Senhora (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores)

5h30 – Ofício de Nossa Senhora (Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

12h – Ofício das Almas (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

15h – Reunião com os romeiros (Círculo Operário São José)

19h – Missa na Praça da Basílica

Missas na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: 6h, 9h, 16h e 19h

Missas na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 7h, 10h, 15h30 e 17h

02 de novembro – Dia de Finados

4h – Ofício das Almas (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores)

5h30 – Caminhada com a Cruz e Imagem de Padre Cícero Romão Batista, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores para a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

12h – Ofício das Almas (Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)

12h – Despedida dos Romeiros (Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores)

Missas na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores: 6h, 9h e 19h

Missas na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 6h, 8h, 10h, 14h, 16h e 18h

Missa na Capela São João Batista: 17h

Na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

Dia 31 de outubro: Missa das Crianças Romeiras, às 9h, e Missa em memória da passagem do aniversário de Monsenhor Murilo, às 19h.

Dia 01 de novembro (Dia do Romeiro): Missa, às 5h, e Missa da Juventude Romeira, às 9h.

Confissões antes das Missas na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Todas as noites, após as missas, show do Chapéu e Quermesse.

programacao_finados_2016