Reunião com os vigários forâneos: avanços, desafios e perspectivas para o semestre

A cada dois meses, Padre José Ricardo (Forania I), Padre Cícero Leandro Cavalcante (Forania II), Padre Elias Ribeiro Neto (Forania III), Padre José Fabiano Duarte (Forania IV) e Padre Paulo Costa (Forania V) se reúnem com o bispo, Dom Gilberto Pastana, para planejar, refletir e avaliar as atividades e ações pastorais nas 57 paróquias e três áreas pastorais, distribuídas em 32 municípios, que, juntas, formam as cinco “Foranias” ou “Regiões Forâneas” da Diocese de Crato. Os vigários têm a missão de representar o bispo nesse conjunto de paróquias, próximas territorialmente.

Reunidos na manhã desta terça-feira, dia seis de agosto, Padre José Ricardo, Padre Cícero Leandro, Padre Elias e Dom Gilberto se debruçaram sobre seis assuntos: o Projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC), o curso de formação para novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’S), o novo sistema contábil e pastoral (Cúria Online), os diáconos que se preparam para receber o sacerdócio, o Conselho Diocesano de Pastoral e os projetos referentes à Campanha da Fraternidade.

Esses assuntos foram refletidos à luz da Palavra de Deus e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 – 2023), segundo o vigário da Forania I (paróquias de Crato), Padre José Ricardo Barros. Ele afirmou, por exemplo, que há muitos avanços, como a formação dos conselhos pastorais e econômicos nas paróquias e comunidades. Como desafio, citou a “conversão pastoral” para despertar as pessoas que ainda não enxergam a Igreja como “casa”, onde são repartidos o Pão, a Palavra, o serviço e caridade.

Quanto a isso, tem sido prioridade o projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC). Desde o ano passado uma comissão, formada por padres, religiosas e leigos, tem dispensado energias e concentrado esforços para transformar a fé inicial, recebida no Batismo, na Primeira Eucaristia e na Crisma, em uma fé progressivamente adulta, cada vez mais convicta e comprometida.

Para impulsionar o projeto, um questionário está em fase de aplicação nas paróquias, com as lideranças. A ideia é formar um banco de dados para a Diocese.

Saiba mais:

MECE’S: por recomendação do próprio bispo, Dom Gilberto, as formações para novos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística agora são ministradas por região forânea, com duração de dez meses. Antes, eram feitam em um fim de semana, no Centro de Expansão Dom Vicente de Paulo Araujo Matos, em Crato. Os ministros extraordinários, como o nome sugere, auxiliam os padres na distribuição da Eucaristia na Missa e fora dela (aos enfermos, por exemplo). Também podem presidir celebrações da Palavra e de Exéquias, além da exposição do Santíssimo Sacramento.

Cúria Online: é o novo sistema pastoral e contábil a ser utilizado pelas paróquias no registro de informações, como batismo, matrimônio, catequese, dízimo e demais rotinas financeiras e contábeis. Instalação começou no fim de julho.

Estágio dos diáconos na Cúria Diocesana: antes da Ordenação Sacerdotal, marcada para o dia cinco de outubro, na Sé Catedral, em Crato, os seis diáconos transitórios vão participar de oficinas, na Cúria Diocesana, nos diversos setores que ela comporta, como a comunicação e a administração. O estágio deve começar ainda neste mês de agosto.

Conselho Diocesano de Pastoral: apresentação do mês Missionário Extraordinário, previsto para outubro, cuja intenção é despertar a criatividade das Igrejas locais e seus fiéis no enfrentamento dos desafios relacionados à evangelização. Leia mais aqui: http://www.pom.org.br/mes-missionario-extraordinario/

Projetos da Campanha da Fraternidade: os vigários forâneos vão avaliar e acompanhar onde será aplicada a oferta da CF deste ano. Saiba mais: http://diocesedecrato.org/coleta-nacional-da-solidariedade-entenda-como-funciona-o-investimento-dos-valores-arrecadados/

Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação