Renovação: sinônimo de fé e alegria

“Transborda a relva de flores
Os céus se vestem de luz
Para entoarem louvores
Ao Coração de Jesus…”

Há uma tradição antiga na minha família paterna, pois não há em uma só casa dos filhos de José Furtado e Dona Noemia, pais da minha avó paterna, que não tenha um quadro do Sagrado Coração de Jesus. Mas não basta ter a imagem, é preciso celebrar a Renovação, pois como o próprio Jesus disse a Santa Margarida Maria: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”.

Neste ano 2019, os meus pais celebram os 25 anos de Renovação ao Sagrado Coração de Jesus. Vinte e cinco anos confiando nas maravilhosas promessas do Coração de Jesus. É ao redor da imagem do Coração de Jesus que a família se reúne, celebra, prepara banquetes e entoa louvores ao Verbo Encarnado que se torna Homem e Rei das nossas casas e dos nossos corações.

Não há memória mais fez que juntar-se com os primos e primas no terreiro dos bisavôs para passar este dia especial. Sim, aprendi com os meus familiares que o dia da Renovação é a data mais sublime da família. É o momento de olhar para Jesus e agradecer pelo ano que passou e por todas as graças recebidas.

<< Fotos: Arquivo pessoal >>

Na infância, a Renovação era sinônimo de alegria, fé, devoção, festa e louvor. Hoje continua tendo estes significados, mas com a ausência física dos que iniciaram essa tradição, há também a saudade e a esperança nas promessas de Jesus e o consolo em uma das orações do rito da Renovação que diz: “E quando soar hora da separação, quando a morte vier lançar o luto no meio de nós, nós todos, os que partem e os que ficam, seremos submissos aos vossos eternos decretos. Consolar-nos-emos com o pensamento de que há-de vir um dia em que toda a família, reunida no Céu, possa cantar para sempre as vossas glórias e os vossos benefícios”.

Por Valéria Lucena/Pastoral da Comunicação de Mauriti 

Fonte: http://paroquiamauriti.blogspot.com/2019/06/renovacao-sinonimo-de-fe-e-alegria.html?m=1

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Redes Sociais

Assine a nossa newsletter

Junte-se à nossa lista de correspondência para receber as últimas notícias e atualizações de nossa equipe.

You have Successfully Subscribed!