Renovação Carismática Católica promove Congresso Diocesano até este domingo (5)

Inspirada no que diz o Livro do Apocalipse “Eis que estou à porta e bato” (cf. Ap 3,20a), a Renovação Carismática Católica (RCC) presente na Diocese de Crato promove congresso de espiritualidade. O evento acontece este fim de semana (4 e 5/08), na Quadra do Colégio Salesiano, em Juazeiro do Norte. Saiba como chegar: https://goo.gl/maps/4zocpfX7MRL2

Com a presença do Padre Sebastião Monteiro (diretor espiritual das comunidades carismáticas na diocese), de Aurilene Lavor (coordenadora da RCC no Ceará) e de outros convidados, o Congresso oferece, além de momentos de oração e louvor, shows e palestras. “Além de gerar unidade entre nós, também é um momento pra gente se encontrar e se fortalecer”, disse Jurandir do Nascimento, um dos membros da RCC Diocesana. Veja a programação: Congresso Diocesano RCC – Programação.

Na tarde deste sábado, no primeiro dia do encontro, Dom Gilberto Pastana presidiu a Santa Missa para os participantes. Ele foi acolhido com muita alegria e entusiasmo. “Quero fazer uma constatação: logo que adentrei aqui, a impressão que tive, depois de dois anos na Diocese de Crato, eu estou celebrando uma liturgia, onde, a maioria, é jovem”, comentou.

Em sua homilia, Dom Pastana tratou sobre a dimensão profética do cristão, na Comunidade, capaz de empreender grandes coisas no mundo, sobretudo na atualidade, onde possíveis como a da Lei do Aborto, podem vir a ser tomadas. “Me alegram vocês aqui [jovens], porque vocês podem absorver os valores do Evangelho, o que pede o Evangelho, e se mobilizar a combater essa falsa cultura [que ameaça a vida e a dignidade humana], essa falsa consciência, que não vem de Deus. É hora de nós rezarmos e nos conscientizarmos”, exortou.

Antes da bênção de envio, o bispo pediu para que os participantes formassem pequenos grupos, para entoarem, juntos, o Hino da Jornada Mundial da Juventude de 2013 [acontecida no Rio de Janeiro].

Para saber mais

Nascida em um retiro espiritual realizado de 17 a 19 de fevereiro de 1967, na Universidade de Duquese, nos Estados Unidos, a Renovação Carismática chegou ao Brasil por meio dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty. A partir de 1980 o Movimento se consolidou institucionalmente, espalhando-se por todo o território nacional, mas foi em 1990 que a RCC se popularizou, atingindo milhões de brasileiros.

Na Diocese de Crato, segundo Jurandir do Nascimento, a Renovação está presente há trinta e três anos. Foi implantada, inicialmente, em Barbalha, com um grupo de oração, motivado por uma estudante de medicina e uma freira Beneditina. Desse grupo, surgiu uma equipe de serviço, que passou a expandir-se, também, para as cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Hoje, a RCC encontra-se presente em vinte e duas paróquias, com aproximadamente 115 grupos de oração.

Por Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação