O Deus de amor está entre nós

Celebramos neste domingo, dia 11 de junho, a solenidade da Santíssima Trindade. A festa de hoje completa o tempo pascal, como uma proposta que enche o nosso coração de alegria: Deus nos ama muito. Por isso, sintamo-nos todos aquecidos, confortados e acolhidos pela Trindade Santa. Ela nos revela a misericórdia, a bondade e a fidelidade de Deus para com os seus filhos e filhas. Para compreender o real sentido do amor Deus por nós, nos aproximemos da primeira leitura.

A leitura do livro do Êxodo é uma das páginas mais bonitas do Antigo Testamento. Ela nos mostra que o projeto do Êxodo é construir uma sociedade nova, cimentada na partilha e na fraternidade, e não na riqueza e no poder. Porém, diante da infidelidade do povo, o projeto de libertação que foi entregue nas mãos dos homens, acaba sendo ambíguo. Moisés é o líder que intervém em favor do seu povo. Ele procura a todo custo que Deus continue conduzindo a história do povo de Israel. Subindo para a montanha, Moisés se encontra com Deus e implora clemência para o seu povo. Deus revela seu íntimo e se apresenta a Moisés como o Deus da misericórdia e da fidelidade. Deus é compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e fidelidade. Isso significa que Deus não é castigador e vingador. Deus é amor.

A leitura da carta de são Paulo aos Coríntios concentra a sua atenção sobre a Trindade que opera na comunidade que procura viver os valores da Santíssima Trindade: “alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz”. Se seguirmos esse caminho, o amor misericordioso de Deus será manifestado em nossas ações. O Deus Trino é o verdadeiro exemplo de comunidade. Devemos sempre tê-lo como inspiração e motivação para a nossa caminhada. No final da leitura, Paulo deseja a paz para os membros da comunidade, mas uma paz acompanhada do “beijo”, sinal de respeito entre os irmãos de comunidade. A comunidade não é lugar da discórdia, da confusão, da busca pelo poder, mas é lugar do testemunho concreto do amor misericordioso de Deus.

O Evangelho começa com uma informação que enche o nosso coração de alegria: “Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna”. Deus não quer que os seus filhos e se percam pelo caminho, nem sente prazer em condená-los. Ele manifesta todo o seu amor através de Jesus, para salvar e dar a vida a todos. Isso significa que a missão de Jesus é dividir conosco o amor do Pai. O Deus que se manifesta em Jesus Cristo é o Deus da misericórdia. Por isso, a presença de Jesus incomoda é incômoda, provoca divisão e conflitos, e exige decisão. Os que acreditam em Jesus e vivem seus ensinamentos, eles têm consciência de que a missão de Jesus tem que continuar. Por outro lado, os que não acreditam em Jesus e não vivem o amor, eles permanecem fechados em seus próprios interesses e egoísmo, são aqueles que querem impedir o crescimento do Reino de Deus.

Que Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, abra o nosso coração e nos ajude a ser comunidades do perdão, da generosidade, da partilha. E que a solenidade que celebramos hoje, Santíssima Trindade, nos ajude seguir sempre as orientações e ensinamentos de Jesus.⁠⁠⁠⁠

*Padre Roni Hernandes, ssp, para o quadro “Na Trilha da Juventude”, da Pastoral da Juventude – PJ.