Dom Gilberto e o padre Paulo Evangelista com os crismados. (Foto: Patrícia Silva)

Reavivando o primeiro amor, jovens de Tarrafas são confirmados no batismo

Durante a noite dessa terça- feira, dia 12 de dezembro, trinta e um jovens da Paróquia Nossa Senhora das Angústias, localizada em Tarrafas, receberam o sacramento do crisma, que sendo um dos sete sacramentos tem como características a confirmação do batismo, a maturidade cristã. A celebração foi presidida por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Paulo Evangelista.

De acordo com a coordenadora da catequese paroquial, Gil Carla Lima, a preparação aconteceu desde o início do ano, tanto na sede como nas comunidades rurais. “Estamos extremamente felizes porque o propósito da gente é ver a juventude tendo uma orientação voltada para Cristo, em um mundo onde vemos a droga, a desestruturação familiar, a bebida falando mais alto do que os conceitos familiares e religiosos. Nos sentimos orgulhos de trazer, através da palavra de Deus, esses meninos e meninas para o bom caminho. É sinal de que a crença em nosso Deus ainda é a melhor porta de salvação do jovem e da humanidade”, falou.

Fazendo parte dos sacramentos de iniciação cristã, o crisma é mais um passo na vida sacramental dos jovens, em especial quando eles fazem isso de forma conscientes sabendo o por quê estão confirmando o batismo, assumindo as consequências disso. “O sacramento do crisma trás algo novo em nossa vida, traz o Espírito Santo de Deus. Esse Espirito quer morar em nossa vida e, morando, vai agir. É o próprio Deus que age em nossa vida. O cristão é aquele que quer ser seguidor de Cristo. Deus nos dá o seu Espirito para que a gente possa seguir seu filho Jesus fazendo o que ele fez. Cristão é aquele que quer ser como Cristo”, disse dom Pastana.

Momento da unção com o óleo do crisma. (Foto: Patrícia Silva)

As formações ao longo do ano, somada as palavras de acolhida e incentivo do bispo durante a celebração, acenderam, nos jovens, o desejo de testemunhar a vida cristã. Para Bianca Bantim, de 15 anos, o contexto da vivencia do Crisma fez dela uma cristã melhor, com boa qualidade religiosa diante da sociedade. “Aprendemos o quanto é importante seguir o caminho de Deus, a importância de ser um cristão que participa do que está acontecendo na Igreja. Sou batizada, fiz a primeira eucaristia e hoje estou feliz por estar conquistando mais esse sacramento”, expressou.

Ainda nessa semana dom Gilberto crismará jovens das Paróquias Nossa Senhora de Fátima, em Crato, Nossa Senhora Auxiliadora, em Juazeiro do Norte, e São Raimundo Nonato, em Várzea Alegre.

Por: Jornalista Patrícia Silva (MTE 3815/CE)