Peregrinação com a imagem de Nossa Senhora da Penha visita a Forania III

No sábado, dia 26 de julho, a imagem de Nossa Senhora da Penha – que está em peregrinação por todas as foranias da Diocese de Crato por ocasião de seu Jubileu – visitou a sede da forania III, a Paróquia de São José em Missão Velha-CE. A imagem saiu da Catedral da Sé, em Crato, e seguiu em carreata em direção à cidade. Devotos das treze paróquias pertencentes a forania estiveram presentes na celebração, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por diversos padres.

Ao chegar no destino, a imagem desceu do carro que a levava e foi levada nos ombros até a igreja. Durante o percurso, uma multidão acompanhou Nossa Senhora da Penha, entoando os louvores a Mãe que visita os filhos e o esposo, São José, pela primeira vez.

O pároco, Padre Ivo, falou da importância da visita da imagem para a paróquia, que na data, também completava 266 anos de existência, “para nós é um momento de se rejuvenescer na fé, momento de evangelização, momento de partilha, momento de encontro, momento de vida nova (…) nós queremos agradecer a Deus esse momento tão rico, tão abençoado, tão cheio de Deus, que venha mesmo do céu muitas bênçãos para todos os devotos, para todo o povo da Diocese de Crato.” O Vigário forâneo, Padre Arnaldo do Nascimento, afirmou que aquele era “um momento muito forte, muito importante que marca o amor e a misericórdia de Deus para nós.”

Imagem de Nossa Senhora da Penha, padroeira diocesana, visita a Forania III, na Paróquia de São José, em Missão Velha. (Foto: Valéria Alves)

O bispo Dom Fernando Panico falou sobre a recepção da imagem de Nossa Senhora, parabenizou todas as paróquias pela organização e principalmente a paróquia sede, de São José. Além de parabenizar, Dom Fernando afirmou que “queremos nesta noite, ao receber a visita dessa mãe querida que está aqui entre nós, saudá-la com verdadeira devoção, quando nós filhos, recebemos a visita de nossa mãe em nossa casa, a mãe que vem nos visitar, nós, filhos, nos sentimos profundamente tocados por esse gesto de proximidade, de interesse de presença na vida da gente. Essa noite experimentamos tudo isso, recebemos a visita de nossa mãe santíssima, e queremos acolher essa visita com todas as honras.”

Os fieis vieram das treze paróquias. Dona Laura Vieira, de 53 anos, da cidade de Barro, ficou emocionada com a presença da imagem original e declarou que “foi lindo, tudo muito lindo, desde a hora que ela desceu lá do carro, veio andando, foi perfeito.” E o momento também foi para pedir graças, o Senhor Francisco Josimar, de 67 anos, de Missão Velha, disse que esse era um momento especial, “eu vim também para pedir uma graça, a gente escuta muito dizer que pedindo a mãe o filho atende, né? Com fé a gente consegue”.

Ao final, foram entregues as trezes réplicas da imagem de Nossa Senhora da Penha, que devem ser encaminhadas para cada paróquia da forania.

Inaugurado o Centro Catequético Dom Fernando Panico em Missão Velha

Na visita da imagem de Nossa Senhora da Penha, Paróquia de São José, em Missão Velha, inaugura o Centro de Pastoral Dom Fernando Panico. (Foto: Valéria Alves)

Em meio a visita da imagem de Nossa Senhora da Penha a cidade de Missão Velha, foi inaugurado o Centro Catequético Dom Fernando Panico. Segundo o bispo, o centro deve ser o local onde é realizado o casamento entre a “fé e a vida”, para a construção de uma igreja “romeira e missionária”. Dom Fernando também agradeceu a homenagem do centro levar o seu nome, dizendo “obrigado pela preferência para com a minha pessoa, eu não cobro nada, porém eu reconheço este gesto, que nasceu da sensibilidade pastoral, filial desta paróquia, do seu pároco, das irmãs e de todos vocês, eu acolho e aceito com humildade”.

Para o Padre Weslley Barros, secretário geral da comissão para o Jubileu da Diocese de Crato, “tudo isso se une a ocasião magnífica que estamos vivendo da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Penha na nossa diocese, essa é a quarta peregrinação, então com certeza o centro catequético, essa homenagem que prestamos a dom Fernando, a passagem da imagem de Nossa Senhora, são momentos que nos ajudam a fortalecer a nossa unidade em torno da palavra de Deus, em torno do anúncio em torno da missão”.

Dom Fernando Panico na inauguração do Centro de Pastoral que possui o seu nome, em Missão Velha. (Foto: Valéria Alves)

O Centro Catequético Dom Fernando Panico possui oito salas, e será utilizado na formação dos agentes de pastoral sendo ela incluída na programação festiva do Jubileu do Centenário de Criação da Diocese de Crato.