A celebração teve início às 19h. (Foto: Patrícia Silva)

Pentecostes na vida da Igreja e dos jovens crismados na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato

Neste domingo, 9 de junho, a Igreja celebrou seu nascimento com o dia de Pentecostes e cento e setenta e três jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada em Crato, receberam os dons do Espírito Santo durante celebração eucarística presidida, a noite, por dom Gilberto Pastana e concelebrada pelo pároco, padre Aureliano Gondim.

O tempo de catequese durou um ano e oito meses e o tão significativo dia foi vivenciado como providência divina, para os catequistas e catequizandos. “A gente entende como providência, pois no dia da descida do Espírito Santo, de acordo com a orientação da nossa Igreja, a gente entrega para a Igreja jovens que celebram o Sacramento do Espírito Santo que é o Sacramento da Crisma”, disse Vandenisio Santos, coordenador paroquial da catequese de crisma.

O mesmo sentimento foi partilhado pelos jovens. “Estou muito feliz. Este foi um momento que esperamos por muito tempo e por ser celebrado no dia de Pentecostes traz pra gente um significado ainda mais especial. Estamos nascendo para a Igreja”, falou Maria Eduarda Figueiredo.

Todo o rito foi vivenciado com muita atenção pelos crismandos, padrinhos, pais e membros da comunidade. Os crismados e catequistas foram presenteados com o livro “Eu Creio”.

Ao fim da celebração o Círio Pascal foi apagado, concluindo o Tempo da Páscoa.

Atualizar a realidade de Pentecostes

Durante a homilia, dom Gilberto falou aos participantes da celebração sobre a importância do dia de Pentecostes. “Muito providencial esta celebração da crisma no dia de hoje onde a Igreja atualiza essa realidade de Pentecostes. Esse dia é muito significativo na vida dos crismandos e da comunidade paroquial que acolhe esses novos cristãos na fé”, falou.

O bispo também ressaltou a necessidade da confirmação do amor a Deus através da vivência da Palavra. “Nós devemos encarar com seriedade a Palavra de Deus. Até quando a Palavra de Deus é Palavra em nossa vida? Se vocês querem que o Espirito Santo permaneça na vida de vocês, abram espaço para Ele, procurem se confrontar mais com a Palavra de Deus, leia mais a Palavra de Deus, demonstre o amor a Deus pela Palavra”, pediu.

Sobre os dons do Espírito Santo, o bispo disse que a partir do momento em que eles sejam recebido devem serem colocados a serviço da comunidade. “Pentecostes é, acima de tudo, colocar os dons a serviço da comunidade”, finalizou.

Por: Jornalista Patrícia Silva (DRT 3815/CE)