Pe. Pedro André Bitú decide ingressar na vida monástica

Após dois anos e quatro meses à frente da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brejo Santo, o padre Pedro André Bitu Bezerra manifestou ao bispo da diocese de Crato, dom Gilberto Pastana, sua decisão de ingressar no Mosteiro de São Bento – Salvador, e ao mesmo tempo pediu carta de apresentação para vida religiosa monástica.

O desejo, segundo o padre, foi suscitado em seu coração desde 2016. “Após esses anos de oração e reflexão, o Senhor me deu o discernimento e a coragem para finalmente fazer esta escolha tão importante”, diz o padre na carta entregue a dom Pastana no dia 4 de abril.

Diante desta certeza e atento às necessidades de suas ovelhas, dom Gilberto acolheu o pedido “como um verdadeiro pai”, segundo o padre Pedro André. “É preciso que fique bem claro que dom Gilberto não tomou a paróquia de mim, não me colocou para correr, ao contrário, em nossas conversas sempre me tratou como um verdadeiro pai. Então eu agradeço muito a sua atenção, sua confiança e cuidado com a minha vocação”, falou o sacerdote.

Padre Pedro André com dom Gilberto na missa da unidade 2019, celebrada na Quinta- feira Santa, dia 18 de abril, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato. (Foto: Rozelia Costa)

Atento também ao povo de Deus residente em Brejo Santo, dom Gilberto tem pedido aos fiéis que permaneçam unidos, como Igreja, neste momento, respeitando a decisão pessoal do padre, inclusive escutando, também, àqueles que chegam até ele para falar sobre o assunto. Na Segunda- Feira Santa, por exemplo, atendeu uma Comissão da cidade, na cúria diocesana, em Crato.

Já no Domingo de Páscoa, o bispo entregou nas mãos do padre Pedro André uma carta, direcionada à comunidade paroquial, a ser lida nas celebrações. “É preciso que entendamos que trata-se de uma vocação, um chamado de Deus. Esta, quando plasmada em nosso coração, exige de nós uma reflexão prolongada, seguida de uma resposta madura. E assim sendo, não podemos impedir que seja realizada a vontade de Deus na vida de Padre Pedro. Vida que tem sido, como vós sois testemunhas, ofertada, doada, sem reserva de sacrifícios, com profundo zelo pastoral e litúrgico, para a edificação do Reino de Deus”, diz um dos parágrafos.

Com votos de uma Feliz Páscoa, dom Gilberto concluiu a carta abençoando o padre Pedro André na nova missão e orientando a comunidade neste novo tempo: “Sob a proteção do Sagrado Coração de Jesus, abençoo o Padre Pedro André nesta sua busca de servir ao Senhor, agora na vida monacal. E a vós, comunidade, encorajai-vos a manter a vossa participação na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, de forma sempre mais ativa e consciente, na meditação da Palavra, na celebração da Eucaristia e no serviço às diversas pastorais e aos diversos movimentos de que a paróquia dispõe”, finalizou.

O padre Pedro André viajou na última terça- feira, dia 22 de abril, para Salvador- BA, onde iniciará o acompanhamento vocacional no Mosteiro de São Bento.

Por: Jornalista Patrícia Silva- MTE 3815/ CE